Design De Voz Passo A Passo

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Celso Kitamura
em 31 de janeiro de 2023

Compartilhe agora mesmo:

Design De Voz Passo A Passo
5/5 - (1 voto)

A tecnologia de voz veio para ficar e é uma das indústrias que mais crescem, um campo extremamente empolgante para estudar, participar e trabalhar.

 

Nesse vídeo eu vou te mostrar que precisamos garantir que a interação com as interfaces de voz seja uma experiência tranquila e natural para nossos usuários.

 

Vamos conversar sobre design de voz passo a passo.

 

 

Design De Voz Passo A Passo

 

Já conversamos aqui que uma skill Alexa não é um simples “copia e cola” de um site ou aplicativo em uma experiência de voz.

 

É a sua própria experiência baseada em interações únicas através da conversa.

 

Ao determinar que tipo de skill criar, você precisa definir não apenas sua finalidade, mas também sua proposta de valor.

 

Depois de definir o que a skill fornecerá ao usuário, a sua funcionalidade principal, você pode começar a moldar a conversa para oferecer suporte a isso.

 

As conversas consistem em uma série de turnos, cada um com um conjunto de considerações para garantir que ele avance em direção ao resultado desejado.

 

Vamos ver como fazer o design de voz passo a passo?

 

Defina Seu Valor

 

Você teve uma grande ideia e resolveu quer criar uma skill.

 

Antes de mais nada, você deve se perguntar: “que valor a skill vai trazer para o usuário?”.

 

Ou seja, “qual é sua proposta de valor?”.

 

Isso é primordial. Aliás, para qualquer software que quer sair do mundo das ideias e chegar ao mundo real, não é mesmo?

 

E como qualquer aplicativo, você deve entender os benefícios para o usuário e as necessidades que a skill atende ou problema que a skill resolve.

 

Escreva Um Roteiro

 

Agora que você decidiu o tipo de skill que deseja desenvolver com seu propósito e valor para os usuários, é hora de começar o roteiro.

 

Escrever um script é uma maneira de visualizar o número de caminhos (ou turnos de conversação) que um usuário pode seguir ao interagir com sua experiência.

 

Um script básico não representa totalmente como os usuários vão interagir com sua skill na vida real, portanto, você precisará levar em conta reviravoltas inesperadas na conversa.

 

Então, escreva o máximo de diálogos possíveis que o usuário poderia ter com a sua skill.

 

Teste O Diálogo

 

Ok, escrevemos os scripts e definimos os turnos. Eles representam o fluxo da conversa do usuário e as interações/respostas de sua skill.

 

Claro que precisamos testar iterativamente esses elementos para garantir que sejam naturais e conversacionais.

 

A dica aqui é testar seu diálogo em voz alta com outra pessoa.

 

Isso vai mostrar casos nos quais você ainda não havia pensado, bem como verificar outras coisas, como a naturalidade da conversa.

 

O Storyboard

 

Compreender os elementos de uma conversa é fundamental para um diálogo de sucesso com seu usuário.

 

A próxima etapa no processo de escrita é pegar seus roteiros, que definiram alguns de seus turnos, e convertê-los em storyboards

 

Com o storyboard, você terá sua conversa de um modo visual, com uma progressão linear ao longo do tempo.

 

Essa visão permite que você pense em todos os caminhos comuns da skills e adicionar variações situacionais, além de resolver os casos de erro.

 

Construa O Modelo De Interação

 

Depois de definir o conjunto de diálogos e seu fluxo, você precisa conectá-los de forma como sua skill será desenvolvida.

 

Agora é a hora de mapear os enunciados do usuário para as intenções, que são as ações exclusivas que a skill pode realizar, ou seja, suas funcionalidades.

 

Novamente, você deve se preparar para todos os cenários imagináveis, pois nem todos os usuários invocarão uma intenção da mesma maneira.

 

Palavras Finais

 

Como já disse em outras conversas, o processo de desenvolvimento de um software não começa na codificação.

 

Sei que temos muita vontade de sentar a bunda na cadeira e sair criando algoritmos, mas existe uma fase muito importante de projeto antes.

 

Com nossas skills não é diferente, existe uma fase anterior a codificação muito importante: o design de voz.

 

Espero ter conseguido fazer você entender, mesmo que resumidamente, como fazer o design de voz passo a passo.

 

Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro