DELL – Gigantes da Tecnologia

O mundo da tecnologia é uma verdadeira fonte de incentivos para quem deseja se tornar um verdadeiro empreendedor, isso porque boa parte das grandes empresas de tecnologia que conhecemos hoje em dia foram fundadas por estudantes que não tinham nada em uma época onde a tecnologia não passava de uma aposta.

 

Assim aconteceu com empresas como Apple, Microsoft, IBM, entre outras. Hoje queremos aqui neste artigo contar um pouco mais sobre a história de uma das gigantes da tecnologia dos dias de hoje que é a DELL e que teve em sua origem uma história de empreendedorismo a ser admirada até os dias de hoje. Confira a seguir.

 

A fundação

 

A Dell foi fundada inicialmente no ano de 1984, seu fundador é o americano Michael Dell, que cedeu seu sobrenome a empresa.

 

Na época ele ainda era apenas um estudante na Universidade do Texas, nos EUA, e começou a empresa com um capital de cerca de mil dólares. Na época a empresa ainda se chamava PC’s Limited, e todos os computadores eram montados no dormitório de Dell com componentes comprados.

 

Foi só no ano seguinte, em 1985, que ele construiu seu primeiro computador com um design próprio, era chamado de Turbo PC e contava com um processador Intel 8088.

 

Nessa época ele colocou diversos anúncios em revistas de informática da época tentando vender seus computadores diretamente ao consumidor e dando opções para o cliente escolher a configuração que ele mais queria.

 

Essa personalização junto ao preço competitivo fez muito sucesso, assim Dell resolveu largar a faculdade e se dedicar inteiramente a empresa, que apenas nesse primeiro ano teve um faturamento de 6 milhões de dólares.

 

Em 1987, a Dell entrou também em território Britânico, seguindo para mais 11 países em 4 anos. Em 1988, ela adota definitivamente o nome Dell entrando também no mercado público de ações.

 

Crescimento

 

Foi assim que em 1990 a Dell tentou entrar no ramo de vendas indiretas, disponibilizando seus produtos em supermercados e lojas especializadas, mas o sucesso deste modelo foi bem tímido, o que fez eles recuarem e voltarem apenas ao modelo já bem sucedido de vendas diretas.

 

Em 1993, foi que a Dell entrou para a lista de 500 maiores companhias do mundo da revista Fortune e mais tarde, em 1999, ela ultrapassou a concorrente Compaq se tornando a maior vendedora de computadores dos EUA.

 

Em 2004, a Dell resolveu expandir para área de multimídia com televisores, handhedls e jukeboxes e também começou a construção de uma nova fábrica na Carolina do Norte.

 

Em 2005 a Dell já era primeira colocada na lista de Empresas mais admiradas também da revista Fortune.

 

A Dell nos dias de hoje

 

Atualmente a sede da empresa fica na cidade de Austin, Texas, e tem ainda como presidente o fundador da empresa Michael Dell. Hoje ela oferece desktops, servidores, notebooks, impressoras, armazenamento e serviços e possui um valor de mercado de mais de 30 bilhões de dólares.

 

Em 2015, a Dell teve um faturamento total de quase 55 bilhões de dólares com um lucro líquido de cerca de 14 bilhões. Se gostou de saber mais sobre a Dell, confira então nossos outros artigos sobre outras gigantes da tecnologia.
Microsoft
Apple
HP
Google
IBM
Qualcomm
Amazon
Intel

 

E se cadastre na lista VIP do Celso para ser avisado quando os próximos artigos da série forem publicados.

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!