Dicas Para Uma Interface De Voz (VUI) Bem Projetada

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Celso Kitamura
em 26 de fevereiro de 2021

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Dicas Para Uma Interface De Voz (VUI) Bem Projetada

Voz não é tela. Então num aplicativo de voz precisamos escrever para os ouvidos.

 

Nesse vídeo vou te mostrar algumas dicas para uma interface de voz (VUI) bem projetada.

 

Vamos conversar sobre como construir bem sua interface de voz (VUI), afinal o jeito como conversamos é muito diferente do jeito que escrevemos.

 

Dicas Para Uma Interface De Voz (VUI) Bem Projetada

 

Projetar uma boa Interface de Voz (VUI) para uma skill envolve escrever diálogos naturais e, principalmente, envolver o usuário em toda a skill.

 

A maneira como falamos é muito menos formal do que a maneira como escrevemos e precisamos levar isso para nossas skills Alexa.

 

Nós conversamos com muito menos formalidade e nossas skills devem refletir isso.

 

Vamos ver algumas dicas para uma interface de voz (VUI) bem projetada?

 

Faça Perguntas Relevantes

 

Normalmente os usuários interagem com Alexa sem olhar para o dispositivo.

 

Usar uma skill para Alexa é uma experiência que prioriza a voz.

 

Portanto não podemos contar que o usuário está vendo uma indicação visual de que estamos esperando uma resposta, como uma luz ou um aviso na tela.

 

É importante usar perguntas não retóricas para indicar que é a hora de responder.

 

Vamos ver um exemplo?

 

Se o usuário disser: “Quero uma pizza.”

 

E a resposta é: “Ok. As pizzas vêm em 3 tamanhos, pequeno, médio e grande.”

 

O que você deve fazer agora? Ele está esperando uma resposta ou há mais opções?

 

Adicionar uma pergunta contextual simples, como “O que você gostaria de fazer?” ao final das opções do menu, muda tudo.

 

Por exemplo: “Ok. As pizzas vêm em 3 tamanhos, pequeno, médio e grande. Qual é o tamanho que você deseja para sua pizza?”

 

Trate Os Erros Com Elegância

 

É muito importante lidar bem com os erros e orientar os usuários de volta à funcionalidade de sua skill.

 

Lembre-se que voz não é tela e as skills devem ser projetadas para serem utilizadas somente com a voz.

 

Por exemplo, quando um usuário pede para fazer algo que sua skill ainda não suporta, reconheça isso em sua resposta.

 

Em seguida, envie novamente ao usuário a última pergunta que ele fez.

 

Voltando para o exemplo da skill de pizzaria, o usuário diz: “Reserve uma mesa.”

 

E sua skill responde: “Desculpe, não entendi isso. O que gostaria de fazer?”

 

Agora o usuário fica confuso: ela não me entendeu ou não posso fazer isso na skill?

 

Por isso, seja claro na resposta: “Desculpe, não posso ajudar com isso ainda. Tenho pedidos para entrega ou retirada. O que você gostaria de fazer?”

 

Quando A Skill Não Entende O Que O Usuário Disse

 

Tenha certeza de mostrar aos usuários que a skill não entendeu algo que eles falaram, dizendo algo como “Desculpe, não entendi”.

 

Solicite novamente ao usuário a última pergunta que ele fez, em vez de usar uma resposta genérica.

 

Nesses casos, evite dizer ao usuário apenas que você não entendeu, pois isso vai incentivá-lo a repetir a frase anterior mais lentamente e/ou em um volume maior, em vez de reformular a solicitação.

 

Vamos ver alguns exemplos:

 

Faça assim:

Alexa: Qual tamanho você gostaria?

Usuário: Banana.

Alexa: Desculpe, não entendi. Qual o tamanho que você gostaria?

Usuário: Banana.

Alexa: Desculpe, não entendi. Temos Pequeno, Médio e Grande. Qual o tamanho que você gostaria?

Usuário: Pequeno.

 

E não:

Alexa: Qual tamanho você gostaria?

Usuário: Banana.

Alexa: Eu não te entendi, por favor, diga novamente.

Usuário: Banana.

Alexa: Eu não te entendi, por favor, diga novamente.

 

Também é importante reconhecer a solicitação de algo não suportado pela skill e fornecer opções que são. Por exemplo:

 

Faça assim:

Usuário: Alexa, gostaria de pedir uma pizza.

Alexa: Ok, qual é o tamanho?

Usuário: tamanho super.

Alexa: Desculpe, não temos um tamanho Super, nossos tamanhos são Pequeno, Médio ou Grande. Qual tamanho você gostaria?

Usuário: Grande.

 

E não:

Usuário: Alexa, gostaria de pedir uma pizza.

Alexa: Ok, qual é o tamanho?

Usuário: tamanho super.

Alexa: Qual é o tamanho?

Usuário: tamanho super.

Alexa: Qual é o tamanho?

 

Palavras finais

 

Enfim, certifique-se de incluir nas perguntas opções que os usuários possam responder claramente, para que saibam que precisam interagir com a skill sem precisar de nenhuma pista visual.

 

Lembre-se de preparar sua skill para solicitações que ela não atende, tratando os erros de maneira elegante e redirecionando o usuário para o que sua skill pode fazer.

 

Essas dicas tornarão sua skill fácil de usar e darão ao usuário uma experiência consistente.

 

Meu e-book com 5 passos para desenvolver skills Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 https://celsokitamura.com.br/ebook-gratis-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo e-book GRATUITO (Por Tempo Limitado)

5 Passos Para Desenvolver Alexa Skills

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de skills de sucesso.

QUERO CRIAR SKILLS PARA ALEXA!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro