IBM – Gigantes da Tecnologia

A história da IBM se inicia no fim do século 19, nos Estados Unidos. E uma das histórias mais bem-sucedidas de uma empresa gigante de tecnologia do mundo, uma precursora na área, inspiração para tantas outras marcas que surgiram posteriormente, se iniciou do trabalho de um estatístico chamado Herman Hollerith.

 

Hollerith criou um novo aparelho para tornar mais prática à realização do censo de 1890. Essa tecnologia objetivava uma soma e contagem de dados com mais eficiência e rapidez. Foram criadas máquinas que desenvolviam esse papel. Todos os dados colhidos eram salvos e computados.

 

Naquele período, fazer esse tipo de pesquisa exigia muito do governo americano, eram anos e anos de estudo. A invenção de Hollerith, fez com que os americanos pudessem observar melhor o crescimento de sua população. A máquina forneceu os dados três anos depois, o que era relativamente rápido para o período.

 

Quando tudo começa a mudar

 

Faltando quatro anos para a virada de século, em 1896, foi criada a Tabulating Machine Company, em que foram introduzidas inovações revolucionárias em seu sistema. As fitas de papéis que antes eram resultado máquina se transformaram em cartões. E os cartões, posteriormente, se tornariam o principal meio de processamento de dados da IBM.

 

Em 1911 a TMC, se funde com outras duas empresas, a Internacional Time Recording e a Computing Scale. Uma registrava o tempo de forma mecânica e outra fazia a aferição de peso. O resultado das três juntas foi o surgimento da CTR, Computing Tabulating Recording.

 

A chegada de Thomas J. Watson a presidência da empresa também fez com que novas normas fossem tomadas. Normas, essas, inovadoras para a época em questão.

 

A empresa desenvolveu máquinas eficientes e potentes de contabilidade, foi uma forma de aperfeiçoar os processos em um momento em que a industrialização se desenvolvia cada vez mais. Com o surgimento dessas novas máquinas, novos escritórios e pontos de venda começaram a se espalhar e popularizar no mundo todo.

 

Fevereiro de 1924 foi o mês que marcou um passou fundamental para a empresa. A mudança de nome, agora: Internacional Business Machines ou, simplesmente, IBM.

 

Depois de se tornar IBM

 

A partir desse momento a empresa realizou uma série de ações que a colocaram entre as maiores empresas de tecnologia do mundo.

 

Os sistemas criados pela empresa continuaram firme e forte, eles se espalhavam pelo mundo todo. E mesmo com as dificuldades que poderiam ser enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, nada afetou que o comercializado internacional da empresa se expandisse mais e mais.

 

E quando houve uma reação do mercado. Quando a IBM sentiu um pouco a ameaça do mercado, isso no início dos anos 60, o desenvolvimento do mainframe System/360, a empresa viu a receita crescer em quase cinco vezes o valor anterior.

 

Agora a IBM é um dos maiores modelos e exemplos de negócios bem-sucedidos do mundo. E atravessou os anos como uma marcante e importante marca para a vida moderna.

 

Seu nome foi marcado definitivamente na história da tecnologia no começo dos anos 80. A empresa investiu em computadores pessoais, se tornaram um hobby, moldaram a nova forma de viver e entraram na casa das pessoas.

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso!

 

E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:

Microsoft

Apple

HP

Google

Qualcomm

Amazon

Intel

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!