Método De Uma Classe C#

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Celso Kitamura
em 21 de fevereiro de 2018

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Método De Uma Classe C#
5/5 - (1 vote)

Método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções sejam executadas chamando o método e especificando os argumentos de método necessários.

 

Um método pode ser definido usando o seguinte modelo:

 

[modificador de acesso] [tipo de retorno] Nome do método ([tipoParametro nomeParametro])

 

[modificador de acesso] – Determina a visibilidade de uma variável ou um método de outra classe.

 

[tipo de retorno] – Um método pode retornar um valor. O tipo de retorno é o tipo de dados do valor que o método retorna. Se o método não estiver retornando valores, o tipo de retorno será inválido.

 

Nome do método – Identificador exclusivo e case sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas). Não pode ser o mesmo que qualquer outro identificador declarado na classe.

 

Lista de parâmetros – Incluídos entre parênteses, os parâmetros são usados para passar e receber dados de um método. A lista de parâmetros refere-se ao tipo, ordem e número dos parâmetros de um método. Os parâmetros são opcionais; ou seja, um método pode não ter parâmetros.

 

Corpo do método – contém o conjunto de instruções necessárias para completar a atividade requerida.

 

Exemplo:

public void MeuMetodo(int parametro1, string parametro2)
{
    // código do seu método...
}

 

 

Chamada de método recursiva

 

Um método pode chamar a si mesmo. Isto é conhecido como recursividade. Abaixo segue um exemplo que calcula o fatorial de um determinado número usando uma função recursiva.

 

using System;
 
namespace Calculatora {
   class ManipuladorNumero {
      public int fatorial(int num) {
         /* declaração de variável local */
         int resultado;
         if (num == 1) {
            return 1;
         } else {
            result = fatorial(num - 1) * num;
            return resultado;
         }
      }
      static void Main(string[] args) {
         ManipuladorNumero n = new ManipuladorNumero ();
         Console.WriteLine("Fatorial de 6 é : {0}", n.fatorial(6));
         Console.WriteLine("Fatorial de 7 é : {0}", n.fatorial(7));
         Console.WriteLine("Fatorial de 8 é : {0}", n.fatorial(8));
         Console.ReadLine();
      }
   }
}

 

 

Quando o código acima é compilado e executado, o resultado é:

 

Fatorial de 6 é: 720
Fatorial de 7 é: 5040
Fatorial de 8 é: 40320

 

Passando Parâmetros A Um Método

Quando um método com parâmetros é chamado, você precisa passar os parâmetros a ele. Existem três maneiras de fazer isso:

 

Parâmetros por valor

Copia o valor atual de um argumento para o parâmetro formal da função. Nesse caso, as alterações feitas no parâmetro dentro da função não têm efeito no objeto original.

 

Parâmetros por referência

Copia a referência (endereço na memória) de um argumento para o parâmetro formal. Isso significa que as alterações feitas no parâmetro afetam o argumento.

 

Parâmetros de saída

Ajuda a retornar mais de um valor.

 

Palavras finais

Método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções sejam executadas chamando o método e especificando os argumentos de método necessários

 

Um método pode ser definido usando o seguinte modelo:

 

[modificador de acesso] [tipo de retorno] Nome do método ([tipoParametro nomeParametro])

 

Um método pode chamar a si mesmo. Isto é conhecido como recursividade.

 

Quando um método com parâmetros é chamado, você precisa passar os parâmetros a ele. Existem três maneiras de fazer isso: por valor, por referência e de saída.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 https://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo e-book GRATUITO (Por Tempo Limitado)

Crie Sua Primeira Skill Alexa

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra o passo a passo para criar sua primeira skill Alexa.

QUERO CRIAR SKILLS PARA ALEXA!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro