Ícone do site Celso Kitamura

Método De Uma Classe C#

Métodos De Uma Classe C#
5/5 - (3 votes)

Método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções sejam executadas chamando o método e especificando os argumentos de método necessários.

 

Um método pode ser definido usando o seguinte modelo:

 

[modificador de acesso] [tipo de retorno] Nome do método ([tipoParametro nomeParametro])

 

[modificador de acesso] – Determina a visibilidade de uma variável ou um método de outra classe.

 

[tipo de retorno] – Um método pode retornar um valor. O tipo de retorno é o tipo de dados do valor que o método retorna. Se o método não estiver retornando valores, o tipo de retorno será inválido.

 

Nome do método – Identificador exclusivo e case sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas). Não pode ser o mesmo que qualquer outro identificador declarado na classe.

 

Lista de parâmetros – Incluídos entre parênteses, os parâmetros são usados para passar e receber dados de um método. A lista de parâmetros refere-se ao tipo, ordem e número dos parâmetros de um método. Os parâmetros são opcionais; ou seja, um método pode não ter parâmetros.

 

Corpo do método – contém o conjunto de instruções necessárias para completar a atividade requerida.

 

Exemplo:

public void MeuMetodo(int parametro1, string parametro2)
{
    // código do seu método...
}

 

 

Chamada de método recursiva

 

Um método pode chamar a si mesmo. Isto é conhecido como recursividade. Abaixo segue um exemplo que calcula o fatorial de um determinado número usando uma função recursiva.

 

using System;
 
namespace Calculatora {
   class ManipuladorNumero {
      public int fatorial(int num) {
         /* declaração de variável local */
         int resultado;
         if (num == 1) {
            return 1;
         } else {
            result = fatorial(num - 1) * num;
            return resultado;
         }
      }
      static void Main(string[] args) {
         ManipuladorNumero n = new ManipuladorNumero ();
         Console.WriteLine("Fatorial de 6 é : {0}", n.fatorial(6));
         Console.WriteLine("Fatorial de 7 é : {0}", n.fatorial(7));
         Console.WriteLine("Fatorial de 8 é : {0}", n.fatorial(8));
         Console.ReadLine();
      }
   }
}

 

 

Quando o código acima é compilado e executado, o resultado é:

 

Fatorial de 6 é: 720
Fatorial de 7 é: 5040
Fatorial de 8 é: 40320

 

Passando Parâmetros A Um Método

Quando um método com parâmetros é chamado, você precisa passar os parâmetros a ele. Existem três maneiras de fazer isso:

 

Parâmetros por valor

Copia o valor atual de um argumento para o parâmetro formal da função. Nesse caso, as alterações feitas no parâmetro dentro da função não têm efeito no objeto original.

 

Parâmetros por referência

Copia a referência (endereço na memória) de um argumento para o parâmetro formal. Isso significa que as alterações feitas no parâmetro afetam o argumento.

 

Parâmetros de saída

Ajuda a retornar mais de um valor.

 

Palavras finais

Método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções sejam executadas chamando o método e especificando os argumentos de método necessários

 

Um método pode ser definido usando o seguinte modelo:

 

[modificador de acesso] [tipo de retorno] Nome do método ([tipoParametro nomeParametro])

 

Um método pode chamar a si mesmo. Isto é conhecido como recursividade.

 

Quando um método com parâmetros é chamado, você precisa passar os parâmetros a ele. Existem três maneiras de fazer isso: por valor, por referência e de saída.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Sair da versão mobile