NuGet – O Que É?

Olé dev! Neste artigo vamos falar um pouco do NuGet, o gerenciador de bibliotecas “oficial” da plataforma .NET.

 

 

O que é NuGet?

 

Imagine que vamos desenvolver um aplicativo Android que trabalha com mapas, e em algum momento precisaremos mostrar um mapa com um endereço marcado para o usuário.

 

Ao invés de ficar quebrando a cabeça para desenvolver a integração com o Google Maps, podemos utilizar um pacote feito por outro desenvolvedor que cuida de toda essa implementação, poupando um bom tempo de codificação.

 

Mas onde eu encontro esse pacote? Que versão vou utilizar? E se o desenvolvedor deste pacote fizer alguma atualização/correção, como vou ficar sabendo?

 

O NuGet existe para ajudar no gerenciamento destes pacotes.

 

É uma extensão do Visual Studio gratuita e open source.

 

Em resumo, um pacote NuGet é um arquivo zip com a extensão .nupkg que tem o código compilado (dll), outros arquivos relacionados e um manifesto que inclui diversas informações, como o número de versão.

 

 

O Que Faz o NuGet?

 

Com ele podemos utilizar bibliotecas de terceiros e garantirmos que estamos usando as versões corretas e atualizadas delas. Assim evitamos erros de referência em nossos projetos.

 

O NuGet define como estes pacotes são criados, hospedados e utilizados. Fornece também ferramentas para cada uma destas funções. É um projeto de código aberto, ou seja, você pode baixar o código fonte, estudar e dar sugestões de melhorias nele.

 

Ele possui um repositório público, onde qualquer desenvolvedor pode baixar pacotes para utilizar em seus projetos. O inverso também é possível: podemos criar pacotes e disponibilizar para a comunidade utilizar.

 

Podemos também criar repositórios privados. Se estivermos dentro de uma empresa, por exemplo, é possível criar um repositório para que todos os projetos da empresa utilizem os mesmos pacotes.

 

 

Como Usar O NuGet?

 

Ao criar um novo projeto no Visual Studio, repare que no menu Tools > NuGet Package Manager o item Manage NuGet Packages for Solution aparecerá.

 

Manage NuGet Packages for Solution

Manage NuGet Packages for Solution

 

Ao clicar nele, a aba NuGet – Solution será aberta:

 

NuGet - Solution

NuGet – Solution

 

Neste caso eu criei um projeto de aplicativo UWP (Universal Windows) e já apareceu um pacote instalado: Microsoft.NETCore.UniversalWindowsPlatform

 

Se eu precisar atualizar este pacote, posso abrir a aba Updates:

 

Clicando no pacote listado a esquerda, posso ver mais detalhes dele no painel que se abre:

 

NuGet - Updates

NuGet – Updates

 

Veja que eu tenho a versão 6.2.2 sendo utilizada pelo projeto e a versão 6.2.8 disponível para ser utilizada no repositório. Para atualizar, eu seleciono o pacote desejado e clico no botão Update que ficará habilitado:

 

NuGet - Updates - selecionado

NuGet – Updates – selecionado

 

Ainda podemos escolher qual repositório vamos utilizar em Package source.

 

NuGet - Package source

NuGet – Package source

 

Desinstalar o pacote atual (Installed) e escolher uma versão do pacote (Version), para o caso de precisarmos de versões anteriores para dar alguma manutenção em aplicativo antigo.

 

NuGet - escolhendo onde atualizar o pacote

NuGet – escolhendo onde atualizar o pacote

 

Para instalar um pacote novo em nosso projeto, utilizamos a aba Browse. Nele selecionamos o pacote desejado e o projeto que o utilizará e clicamos no botão Install.

 

NuGet - instalando um novo pacote

NuGet – instalando um novo pacote

 

 

Palavras Finais

 

O NuGet é um gerenciador de pacotes de código integrado ao Visual Studio que nos ajuda a utilizar bibliotecas de terceiros, acabando com confusões geradas por versões erradas de pacotes em nossos projetos.

 

O NuGet é um projeto de código aberto, ou seja, podemos contribuir com seu desenvolvimento se quisermos. Outra maneira de ajudar a comunidade é disponibilizar pacotes para serem distribuídos.

 

O NuGet define como estes pacotes são criados, hospedados e utilizados. Fornece também ferramentas para cada uma destas funções.

 

Podemos utilizar seu repositório público (nuget.org) ou criar um repositório privado para projetos dentro de uma empresa, por exemplo.

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na Grupo VIP App Dev!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!