Quando desenvolvemos software profissionalmente, precisamos de controle de versão.
Nesse artigo eu vou te mostrar o que é controle de versão e como isso ajuda no desempenho de uma equipe de desenvolvimento.
Vamos conversar sobre o controle que devemos ter nos códigos fonte em que trabalhamos.
O Que É Controle De Versão?
O controle de versão, no contexto do desenvolvimento de software, é a prática de controlar e acompanhar o histórico de alterações em um software.
É também conhecido como controle de código fonte e versionamento.
Como já disse no nesse vídeo, o código fonte é o bem mais valioso de uma empresa de software.
Por Que Precisamos De Controle De Versão?
Agora que vimos o que é controle de versão, vamos ver pelo menos 2 problemas que resolvemos com um correto controle de versão.
O primeiro deles é o conflito de alterações feitas por várias pessoas no mesmo código:
Quando a gente desenvolve software profissionalmente, normalmente isso é feito em equipe.
E como você gerencia vários desenvolvedores alterando o mesmo código fonte? Como prevenir que um programador sobreponha as alterações que outro programador fez? Como gerenciar para que todas as alterações entrem organizadas no código do meu sistema?
Outro problema é quando você evolui um sistema e aparece um problema numa versão antiga que está em produção:
Imagine que você venda seu software para um cliente. Você foi até lá, implantou, colocou em produção e tudo deu certo (claro que na vida real não é tão rápido assim…rs).
A vida continuou e você fez várias melhorias no seu sistema, corrigiu bugs e criou novos módulos.
Aí o seu cliente reporta um erro, problema.
Como faremos para analisar o erro? Como simular o erro? Precisaríamos ter guardado o código fonte no momento em que o sistema entrou em produção lá no cliente.
Só assim a gente pode simular o erro internamente, detectar o problema, corrigir o bug e enviar uma atualização para o cliente do sistema na mesma versão que ele está usando.
Um Pouco De História
Antigamente, nos primórdios da informática, apenas uma pessoa tinha a versão principal do código. Ela era uma espécie de guardião e quando outros desenvolvedores precisavam alterar o código eles eram fornecidos pelo guardião, mas apenas a parte específica do código que era necessário.
Até que em 1972 o desenvolvedor Marc Rochkind criou o primeiro Sistema de Controle de Código Fonte (SCCS). Apesar de bem limitado, ele acabou com a história do código fonte ficar na mão de apenas uma pessoa.
Claro que esses sistemas foram evoluindo e hoje em dia eles são muito seguros, confiáveis e possuem várias funcionalidades para nos ajudar a controlar as versões dos nossos sistemas.
Palavras Finais
Hoje vimos o que é controle de versão. São práticas de rastreamento e gerenciamento das alterações em um código fonte.
Mas é possível desenvolver um software sem controle ver versão? Claro que sim!
Porém desenvolver sem controle de versão é um risco muito alto que nenhuma empresa que se diga profissional pode correr, pois como já disse em outras ocasiões, o código fonte é o coração de uma empresa de software.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário