Muito tem se falado sobre este termo, mas pouco se tem explicado. Por isso, resolvi trazer aqui os conceitos pra você entender de vez.
Nesse artigo eu vou te mostrar algo que é muito explorado em filmes e séries, mas que ninguém explica direito como funciona.
Vamos conversar sobre o que é inteligência artificial.
O Que É Inteligência Artificial?
Inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que estuda o desenvolvimento de sistemas que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.
Enfim, sistemas que simulem a inteligência do ser humano.
Hoje em dia uma solução de inteligência artificial envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais, algoritmos, sistemas de aprendizado, etc.
Estas tecnologias conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência.
Um Pouco De História
O conceito de inteligência artificial é bem antigo.
Aristóteles já vislumbrava substituir a mão de obra escrava por objetos autônomos.
E desde 1950 as pesquisas em IA acompanharam a evolução dos computadores.
Porém, na década de 1970 a falta de métodos eficientes de armazenamento e velocidade de processamento fizeram que as pesquisas praticamente pararem.
A inteligência artificial ressurgiu com força total na década de 1980, até que em 1997 o campeão Gary Kasparov foi derrotado pelo Deep Blue da IBM em uma partida de xadrez.
Depois da internet e da computação em nuvem a inteligência artificial se tornou acessível a todos, através das assistentes virtuais e vários outros sistemas.
O Que Inteligência Artificial Não É
Você pode estar pensando que inteligência artificial é um tipo ou estilo de programação, mas não é bem assim.
Na minha época de faculdade cheguei a ver um software de inteligência artificial.
Como faz mais de 20 anos que tive estas aulas, não me lembro de muita coisa.
Mas me lembro bem que não programamos este software do jeito “tradicional”, o software utilizava uma linguagem própria e o que fazíamos era definir parâmetros para que o programa pudesse tomar as decisões sozinho.
Enfim, existe um pouco de programação, mas o sistema consegue tomar as decisões por si só.
Quer dizer, o software consegue tomar decisões sem a necessidade de que o sistema seja programado para chegar a uma determinada conclusão.
Conseguiu entender o que é inteligência artificial? Se o fluxo de processamento segue um código previamente escrito, então é programação. A inteligência artificial deve conseguir decidir sem usar um código escrito por um humano.
Muito interessante, certo? As possibilidades são infinitas.
Palavras Finais
A pesquisa em inteligência artificial é um tanto conflitante.
De um lado temos o lado da evolução da humanidade, todos os benefícios que estes sistemas com vida própria podem trazer para a sociedade.
Mas por outro lado temos que ter muito cuidado para que histórias vistas nos filmes, como 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Matrix ou Exterminador do Futuro tenham chance de se tornarem realidade, onde máquinas inteligentes dominam e subjulgam a humanidade.
Aliás, você chegou a ver a notícia de que um engenheiro do Google alegou que uma das inteligências artificiais da empresa havia adquirido consciência própria? Será que já criamos a futura Skynet?
Bom, esta conversa vai ficar para uma outra hora. Se quiser conversar mais sobre esse assunto, comenta aí embaixo, ok?
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!