Qual Modelo De Skill Usar?

Muito bem, você decidiu criar uma skill para Alexa. Mas agora vem a dúvida: qual modelo de skill usar?

 

Toda skill tem um modelo de interação que determina as solicitações que a skill pode tratar e as palavras que os usuários poderão dizer para acioná-las.

 

Você pode definir tudo isso sozinho utilizando o modelo personalizado.

 

Porém o Alexa Skills Kit possui vários modelos já pré-configurados onde as possíveis solicitações e declarações estão pré-definidas para você.

 

Qual Modelo De Skill Usar?

 

O primeiro passo ao desenvolver uma nova skill é decidir o que a skill vai fazer. Isto determina como sua skill fará integração com a Alexa, o que será preciso construir e qual modelo de skill usar.

 

Skill De Casa Inteligente (Smart Home Skill)

 

O modelo de skill para casa inteligente é utilizado em skills para controlar dispositivos caseiros inteligentes, como luzes, travas, termostatos e TVs.

 

Este modelo oferece menos controle sobre a experiencia do usuário, mas simplifica o desenvolvimento, pois você não precisa criar a VUI (interface de voz).

 

As skills construídas com este modelo também são mais fáceis de serem utilizadas pelos usuários, pois não precisam utilizar nenhum nome de invocação e podem fazer pedidos como: “Alexa, acenda as luzes da sala.”.

 

Com este modelo de skill, você pode lidar com diretivas de dispositivo. Como por exemplo:

 

  • Ligar/desligar
  • Aumenter/diminuir a temperatura
  • Trancar
  • Mudar o canal da TV

 

Skill De Resumo De Notícias (Flash Briefing Skills)

 

Já vimos que a skill de resumo de notícias é a única maneira de fornecer conteúdo para o Resumo de Notícias de um usuário.

 

A API de Flash Briefing Skill define para este tipo de skill as palavras que os usuários podem utilizar para invocar o resumo de notícias, como “Quais as últimas notícias?”

 

E você, como criador, define:

  • Nome, descrição e imagens para a skill de resumo de notícias. Isso ajuda o usuário a identificar sua skill na Alexa Skills Store.
  • Um ou mais feeds de conteúdo. Estes feeds podem possuir conteúdo em áudio ou texto.

 

Skill De Vídeo

 

Skills de video somente podem ser utilizados em dispositivos com tela e permite fornecer conteúdo em vídeo, como programas de TV e filmes.

 

Para este tipo de skill, a API de Skill de Vídeo define as palavras que usuários podem utilizar para invocar estes pedidos, como “Mude para o canal 4”.

 

E você, como criador, define:

  • Nome, descrição e imagens para a skill de vídeo. Isso ajuda o usuário a identificar sua skill na Alexa Skills Store.
  • Um ou mais feeds de conteúdo. Estes feeds podem possuir conteúdo em áudio ou texto.

 

Skill Musicais

 

Para fornecer conteúdo de áudio, como músicas, listas de reprodução ou estações de rádio para os usuários, utilize o modelo de skill de música.

 

Para esse tipo de skill, a Music Skill API lida com as palavras (enunciados) que um usuário pode solicitar relacionados ao controle do conteúdo de áudio e transforma esses enunciados em requisições que serão enviadas à sua skill. Seu código lida com essas solicitações e responde adequadamente, devolvendo o conteúdo de áudio para o usuário ouvir em um dispositivo habilitado para Alexa.

 

Skill De Lista

 

Uma skill de lista facilita o uso de lista de eventos no serviço de skill. Assim, a skill pode entender e reagir às mudanças que acontecem nas listas através das declarações (utterance).

 

Para criar uma skill de lista utilize a ASK CLI (Interface de Linha de Comando da Alexa Skills Kit).

 

Uma skill de lista pode incluir um componente opcional personalizado, que pode incluir qualquer recurso permitido em skills personalizadas, além dos recursos de skill de lista.

 

Com relação ao componente de skill de lista, a API define as intenções e ações do usuário que acionarão eventos da lista, como: adicionar, remover e atualizar um item em uma lista.

 

Você pode definir:

  • O endpoint para receber eventos da lista
  • Handlers para processar e responder a eventos da lista

 

Modelo Personalizado

 

Agora, se você quiser ter mais controle sobre a experiência do usuário, utilize o modelo de interação personalizado.

 

Numa skill personalizada, você define:

  • As requisições que a skill pode lidar. Eles são definidos como intenções (intents). Por exemplo, uma skill pode fazer:
    • Pedir uma pizza
    • Pedir um táxi
    • Praticamente qualquer coisa que você possa imaginar!

 

  • As palavras que os usuários dizem para invocar esses pedidos. Este é o modelo de interação (interaction model) e fornece a interface de voz (voice user interface) pela qual os usuários se comunicam com a skill. Continuando os exemplos acima:
    • “Peça uma pizza de pepperoni grande” (poderia mapear para a intenção PedirPizza).
    • “Peça um carro” (poderia mapear para a intenção de PedirCarro).

 

  • As interações visuais e de toque que os usuários podem invocar. Os dispositivos habilitados para Alexa com uma tela suportam exibições visuais e interações por toque, para que você possa criar uma skill que use uma combinação de interações de voz, visual e toque, ou pode optar por ter uma skill que não seja compatível com nenhuma funcionalidade da tela.

 

  • O nome que Alexa usa para identificar sua skill, chamado nome de invocação (invocation name). Os usuários a usam ao fazer uma solicitação. Por exemplo, a skill da pizzaria pode se chamar de “Pizzaria D’ angelo”.

 

Juntando tudo isso, um usuário pode dizer o seguinte:

 

“Peça uma pizza de pepperoni para Pizzaria D’angelo”

 

Alexa entende essa solicitação e a envia para a intenção PedirPizza da skill Pizzaria D’angelo.

 

Uma skill personalizada pode lidar com qualquer tipo de solicitação, desde que você crie o código para atender à solicitação e fornecer dados apropriados no modelo de interação para permitir que os usuários invoquem a solicitação. Esse é o tipo de skill mais flexível que você pode criar, mas também o mais complexo, pois você precisa criar e fornecer o modelo de interação.

 

Palavras Finais

 

O primeiro passo ao desenvolver uma nova skill é decidir o que a skill vai fazer. Isto determina como sua skill fará integração com a Alexa, o que será preciso construir e qual modelo de skill usar.

 

Dentro da Alexa Skills Kit temos vários modelos de interação pré construídos com as possíveis solicitações e declarações que seus usuários podem utilizar. Os modelos são:

  • Skill de Casa Inteligente (Smart Home Skill): para skills que controlam dispositivos de casa inteligente, como luzes, fechaduras, termostatos e TVs.
  • Skill de Resumo de Notícias (Flash Briefing Skills): para skills que fornecem conteúdo para o Resumo de Notícias (Flash Briefing) do usuário.
  • Skill de Vídeo: para ser utilizado em skills que serão executados em dispositivos com tela, como o Echo Show ou em smart TVs e fornecem conteúdo em vídeo, como programas de TV e filmes.
  • Skills Musicais: utilizado em skills de áudio, reproduzindo playlists do Amazon Prime Music ou estações de rádio, por exemplo.
  • Skill de Lista: para skills que lidam com listas de eventos, adicionando, alterando ou excluindo itens de uma lista do usuário.
  • Modelo Personalizado: skills que podem fazer o que você puder imaginar (e puder codificar)!

 

Agora que você conhece um pouco dos modelos de interação disponíveis na Alexa Skills Kit, já sabe qual modelo de skill usar?

 

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