
Gostaria de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo?
Nesse artigo eu vou te mostrar o que é Scrum e como este método de gerenciamento de projetos se tornou a sensação do momento.
Vamos conversar sobre Scrum e os benefícios de se utilizar este método ágil.
O Que É Scrum?
Se você gosta de ler livros de administração e negócios, com certeza já deve ter visto esta capa na livraria:
E com certeza também já deve ter visto vários livros com estas letras: Scrum. Mas afinal de contas, o que é Scrum?
Scrum é um framework de gerenciamentos de projetos.
Pode ser utilizado para qualquer tipo de trabalho em equipe, mas é muito mais conhecido no âmbito do desenvolvimento de softwares.
Scrum estimula as equipes a aprenderem com as experiências, a se organizarem enquanto resolvem um problema e a refletirem sobre os êxitos e fracassos para melhorarem sempre.
Um Pouco De História
O Scrum começou como um estilo de gerenciamento de produtos em fábricas de automóveis e produtos de consumo.
Takeuchi e Nonaka publicaram um artigo em 1986 com suas observações de projetos com melhores resultados utilizando equipes pequenas e multidisciplinares. Eles associaram essas equipes a formação Scrum do Rugby, daí seu nome.
Em 1995 Ken Schwaber e Jeff Sutherland fizeram a primeira apresentação em uma conferência, documentando seu o aprendizado ao longo dos anos aplicando Scrum no desenvolvimento de software.
O Scrum e as metodologias ágeis vieram para tentar aumentar a eficiência dos projetos de software.
Estima-se que, naquela época, 80% dos projetos não eram entregues. E dos poucos que eram entregues, 90% deles tinham o prazo e/ou o orçamento estourados.
Por conta disso, o movimento ágil veio para enfatizar a necessidade de se adaptar às mudanças, em vez de seguir planos à risca; ter mais interações entre as pessoas, em vez de documentar burocraticamente as ações; e ouvir mais o cliente em vez de oferecer uma proposta pronta.
Pilares Do Scrum
O Scrum tem 3 pilares empíricos:
Transparência
Tanto quem estiver fazendo quanto quem estiver recebendo o trabalho deve ter uma visão clara sobre todo o processo. Pouca transparência pode levar a decisões equivocadas e aumentar o risco das ações.
Inspeção
Todos os detalhes referentes ao processo do Scrum devem ser inspecionados com frequência para identificar possíveis problemas e corrigi-los em tempo hábil.
Adaptação
A análise constante do Scrum permitirá encontrar oportunidades de ajustes que devem ser feitos rapidamente, o que irá exigir um alto potencial de adaptação.
Palavras Finais
O Scrum é amplamente utilizado hoje em dia e não dá para esgotar esse assunto neste bate papo.
Vimos só um pouco de o que é Scrum, e com certeza vamos voltar a falar dele por aqui.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário