XAML? Você sabe o que é XAML?

XAML é uma linguagem de marcação baseada em XML criada pela Microsoft para criar interfaces de usuário. Neste artigo vou lhe falar o que é XAML, o conceito básico. E em artigos futuros veremos mais detalhes de como utilizá-lo para criar nossos aplicativos.

E XML? O que é?

Resumidamente, XML é uma recomendação do W3C (World Wide Web Consortium) padronizada na década de 90 e descreve uma linguagem de marcação para documentos com informação estruturada.

Como informação estruturada podemos considerar duas coisas: conteúdo (palavras, imagens, etc.) e regras de como ler a informação contida no documento.

Uma linguagem de marcação é um mecanismo para identificar estruturas em um documento. A especificação do XML define um padrão para marcar documentos.

Num artigo futuro falaremos com mais detalhes sobre o XML.

XAML: Conceitos e história

O nome vem de eXtensible Application Markup Language (se pronuncia “zammel“) e faz parte do Windows Presentation Foundation (WPF).

O WPF (codinome Avalon) foi lançado em 2006 com o .NET Framework 3.0 e pode ser utilizado tanto para aplicações desktop quanto para aplicações web.

Ele oferece um consistente modelo de programação para desenvolvimento de aplicações com uma clara separação entre a GUI (interface gráfica do usuário) e a lógica de negócios.

Permite que o desenvolvedor (ou designer) descreva o comportamento e integração dos componentes sem utilizar programação procedural. Apesar de ser raro uma aplicação ser construída completamente em XAML, a introdução do XAML permitiu que os designers da aplicação contribuíssem mais eficientemente no ciclo de desenvolvimento.

Usar XAML para desenvolver a interface do usuário separa o model da view o que é considerado uma boa prática de arquitetura de software. No XAML, elementos e atributos são mapeados a classes e propriedades das APIs.

Minha primeira aplicação XAML

Vamos fazer um exemplo simples para entender um pouco como o XAML funciona.

  • Em um editor de texto puro (eu recomendo o Notepad++), digite as seguintes linhas:

  • Salve o arquivo com o nome exemplo.xaml.
  • Abra o arquivo no Internet Explorer.

XAML - Conceitos

Como podemos ver neste exemplo, o XAML sozinho é bem limitado. Por isso o utilizamos em conjunto com C# para criar nossas aplicações.

Vamos analisar o código deste exemplo:

<Page>: indica que o documento é uma instância do objeto System.Windows.Controls.Page.

xmlns e xmlns:x: indica que estamos utilizando as bibliotecas System.Windows.Data, System.Windows.Controls entre outras. Estas definições estão dentro do PresentationFramework.dll. Não sei o motivo de se utilizar esta notação (URI) ao invés do jeito tradicional, mas se você souber ou descobrir, me avisa!

<TextBlock>: Define o controle TextBlock. Ele permite colocar texto na tela, como se fosse um controle Label mais simples. O atributo Text define o texto que será mostrado.

Palavras Finais

XAML é um arquivo do tipo texto, que descreve a interface de uma aplicação com o usuário. Foi criado pela Microsoft junto com o Windows Presentation Foundation (WPF). É uma linguagem de marcação (markup) e baseado no XML.

XAML sozinho não faz muita coisa, mas quando usamos junto com o C# podemos criar poderosas aplicações.

Este artigo é apenas um pontapé inicial para começarmos nossos estudos no desenvolvimento de aplicativos.

Entre na lista VIP do Celso para ficar sabendo quando os próximos artigos forem publicados!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!