Vamos voltar ao assunto integração de sistemas?
Nesse vídeo eu vou te mostrar o que é XML e porque ele é tão utilizado.
Vamos conversar sobre XML, uma linguagem de marcação muito usado para troca de informações entre sistemas.
O Que É XML?
XML vem de Extensible Markup Language e é uma linguagem de marcação baseada em SGML. A função primária do XML é criar formatos para dados com uso para codificar informação para documentação, registros de banco de dados, transações e muitos outros tipos de dados.
E SGML vem de Standard Generalized Markup Language e é usado para definir linguagens de marcação. Para você ter uma ideia da importância desse padrão, o HTML vem dele.
Voltando ao assunto, a função básica de XML é oferecer um “formato simples à base de texto para representar informação estruturada”.
O XML surgiu com o intuito de ser um formato de arquivo que facilitasse a troca de dados entre diferentes sistemas.
De uma maneira simples, flexível e generalista, podendo ser lido e compreendido tanto pelo ser humano quanto pela máquina.
Apesar de atualmente o pessoal preferir usar JSON, acho muito importante mostrar para você o que é XML. Ele ainda é amplamente utilizado e com certeza você vai topar com ele em algum momento da sua carreira de App Dev.
O Que É Um Arquivo XML?
Um arquivo XML é um arquivo de texto simples com extensão de arquivo .xml.
Arquivos XML contêm texto Unicode, e podem ser abertos com qualquer aplicativo capaz de ler arquivos de texto, como o Bloco de Notas do Windows.
Diferentes tipos de conteúdo podem ser incorporados em um arquivo XML. Por exemplo, o conteúdo de mídia avançada pode ser incorporado em XML através de tags que identifiquem os arquivos em que o conteúdo de mídia avançada reside.
Como XML Funciona?
O XML funciona por oferecer um formato de dados previsível.
Para um documento XML ser considerado bem formado, isto é, em conformidade com sintaxe XML e capaz de ser lido e entendido por um analisador XML.
Todos os documentos XML consistem de elementos e um elemento atua como um container para dados.
O começo e fim de um elemento são identificados por abertura e fechamento de tags, com outros elementos ou dados simples dentro.
Documentos XML não definem apresentação, e não há tags XML padrão.
Elementos XML
A estrutura lógica de um arquivo XML demanda que todos os dados no arquivo sejam encapsulados em um elemento XML, chamado de elemento raiz ou de elemento de documento. Este elemento identifica o tipo de dados contido no arquivo.
Assim:
<?xml version="1.0"> <raiz> </raiz>
Entidades XML
Elementos XML podem também conter entidades pré-definidas, que são usadas para caracteres especiais reservados XML.
As entidades personalizadas podem ser definidas para inserir uma sequência pré-definida de caracteres para inclusão em um arquivo XML.
Veja um exemplo de arquivo XML:
<eFinanceira xmlns="http://www.eFinanceira.gov.br/schemas/evtMovOpFin/v1_2_0"> <evtMovOpFin id="ID000000000000000001"> <ideEvento> <indRetificacao>1</indRetificacao> <tpAmb>1</tpAmb> <aplicEmi>2</aplicEmi> <verAplic>00000000000000000001</verAplic> </ideEvento> </evtMovOpFin> </eFinanceira>
Palavras Finais
E hoje vimos o que é XML.
XML vem de Extensible Markup Language e é usado para descrever dados. O padrão XML é uma maneira flexível para criar formatos de informação e compartilhar eletronicamente dados estruturados.
É uma linguagem de marcação baseada em SGML e é amplamente utilizado para troca de informações entre sistemas. Atualmente vem perdendo terreno para o JSON.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário