Se você gosta de ler notícias sobre empreendedorismo, com certeza já ouviu o termo MVP.
Nesse artigo eu vou te mostrar que esta sigla, hoje tão difundida no mundo das startups, veio de um desenvolvedor.
Vamos conversar sobre A Startup Enxuta, um livro de leitura obrigatória para qualquer empreendedor.
A Startup Enxuta
De tempos em tempos surge um livro de negócios que muda a forma como pensamos o empreendedorismo e o mercado.
E rapidamente se torna um best seller, praticamente um manual de instruções de novos tempos.
Um destes livros é Startup Enxuta (The Lean Startup) de Eric Ries, lançado em 2011.
Que apesar de ser relativamente recente já pode ser considerado um clássico e é leitura obrigatória para qualquer um que deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo.
Do Que Se Trata O Livro?
Eric Ries é da área de TI, começou como desenvolvedor e num determinado momento de sua vida embarcou no sonho da startup própria.
Junto com um grupo de amigos fundou a IMVU, uma empresa que desenvolveu um serviço de mensagens instantâneas que utiliza avatares para as pessoas se comunicarem.
Durante sua saga em colocar o software em produção, compartilhou suas histórias no blog “Startup Lesson Learned”. E estas histórias se tornaram a matéria prima para seu livro A Startup Enxuta.
Nele Eric Ries defende a redução do tempo gasto no ciclo de feedback utilizando o MVP (Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável), que neste caso é um software desenvolvido apenas com as funcionalidades mínimas e essenciais necessárias para o usuário usar e validar o modelo de negócios.
Isto permite que a equipe de desenvolvimento capture opiniões e críticas rapidamente para melhoria do produto. Bem diferente do modelo “tradicional” de construir o software completo antes de disponibilizar ao usuário.
Após a análise do feedback do usuário é possível que a conclusão seja “pivotar”, ou seja, alterar profundamente o modelo de negócios. A velocidade com que isto pode ser concluído pode ser a diferença entre “ainda possuir dinheiro em caixa para mudar o modelo de negócio” ou “queimar todo o dinheiro disponível e fechar a empresa”, já que normalmente as startups não geram receita no início.
Este resumo e análise claros e detalhados são ferramentas úteis para quem quer entender como os métodos enxutos podem ser aplicados a startups e apresenta uma explicação clara dos princípios fundamentais subjacentes à abordagem de Ries.
Por que Startup Enxuta É Importante?
Empreendedores de todos os lugares cometem os mesmos erros. Suas empresas desenvolvem softwares elaborados e complexos antes de testá-los com os usuários/consumidores.
Como a maioria delas estão na busca de criar um produto com modelo de negócios inovador, tomam decisões baseados em “achismos” e pesquisas de outros mercados, ou seja, informações que podem estar completamente equivocadas.
O curioso é que apesar do livro falar especificamente das aventuras de Eric Ries no desenvolvimento do software de sua empresa, A Startup Enxuta acabou se transformando numa bíblia do empreendedorismo, com o conceito de MVP sendo aplicado para as mais variadas áreas e mercados completamente diferentes.
Palavras Finais
Mas…vale a pena ler A Startup Enxuta?
E a minha opinião é: Mais que leitura obrigatória para desenvolvedores, A Startup Enxuta é um livro obrigatório para todo empreendedor que pretende colocar um produto novo no mercado.
E o link para você comprar o livro está aí embaixo. Comprando através deste link você contribui com a manutenção deste canal.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário