Startup Enxuta (The Lean Startup) – Resenha

De tempos em tempos surge um livro de negócios que muda a forma como pensamos o empreendedorismo e o mercado.

 

E rapidamente se torna um best seller, praticamente um manual de instruções de novos tempos.

 

Um destes livros é Startup Enxuta (The Lean Startup) de Eric Ries, lançado em 2011. Que apesar de ser recente já pode ser considerado um clássico e é leitura obrigatória para qualquer um que deseja se tornar um desenvolvedor de aplicativos.

 

Do Que Se Trata O Livro?

 

Eric Ries é da área de TI, começou como desenvolvedor e num determinado momento de sua vida embarcou no sonho da startup própria.

 

Junto com um grupo de amigos fundou a IMVU, uma empresa que desenvolveu um serviço de mensagens instantâneas que utiliza avatares para as pessoas se comunicarem.

 

Durante sua saga em colocar o software em produção, compartilhou suas histórias no blog “Startup Lesson Learned”. E estas histórias se tornaram a matéria prima para seu livro Startup Enxuta.

 

Nele Eric Ries defende a redução do tempo gasto no ciclo de feedback utilizando o MVP (Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável), que neste caso é um software desenvolvido apenas com as funcionalidades mínimas e essenciais necessárias para o usuário usar e validar o modelo de negócios.

 

Isto permite que a equipe de desenvolvimento capture opiniões e críticas rapidamente para melhoria do produto. Bem diferente do modelo “tradicional” de construir o software completo antes de disponibilizar ao usuário.

 

Após a análise do feedback do usuário é possível que a conclusão seja “pivotar”, ou seja, alterar profundamente o modelo de negócios. A velocidade com que isto pode ser concluído pode ser a diferença entre “ainda possuir dinheiro em caixa para mudar o modelo de negócio” ou “queimar todo o dinheiro disponível e fechar a empresa”, já que normalmente as startups não geram receita no início.

 

Este resumo e análise claros e detalhados são ferramentas úteis para quem quer entender como os métodos enxutos podem ser aplicados a startups e apresenta uma explicação clara dos princípios fundamentais subjacentes à abordagem de Ries.

 

Ele também fornece uma introdução às ferramentas que ele recomenda, como pequenos lotes e o método dos cinco porquês.

Por que Startup Enxuta É Importante?

 

Empreendedores de todos os lugares cometem os mesmos erros. Suas empresas desenvolvem softwares elaborados e complexos antes de testá-los com os usuários/consumidores.

 

Como a maioria delas estão na busca de criar um produto com modelo de negócios inovador, tomam decisões baseados em “achismos” e pesquisas de outros mercados, ou seja, informações que podem estar completamente equivocadas.

 

O curioso é que apesar do livro falar especificamente das aventuras de Eric Ries no desenvolvimento do software de sua empresa, Startup Enxuta acabou se transformando numa bíblia do empreendedorismo, com o conceito de MVP sendo aplicado para as mais variadas áreas e mercados completamente diferentes.

 

Mais que leitura obrigatória para desenvolvedores de aplicativos, Startup Enxuta é um livro obrigatório para todo empreendedor que pretende colocar um produto novo no mercado.

 

Você pode adquirir seu exemplar no link abaixo. E depois de ler, me diga o que achou!

 

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários