Os Números Falam – Descubra O Que Seus Clientes Querem Antes Que Eles Saibam – Resenha

No mundo atual deixamos um rastro de informações pessoais só pelo fato de vivermos numa sociedade moderna. E os números falam…

 

Clicamos em páginas da web, zapeamos os canais na TV, compramos com cartão de crédito, utilizamos aplicativos em nossos smartphones e postamos sobre nossa vida em inúmeras redes sociais.

 

Empresas como Facebook e Google coletam mais de 10.000 detalhes sobre cada um de nós… Basta utilizarmos seus produtos “gratuitos”.

 

Quem está examinando esses dados? E o que estão fazendo com eles?

 

Do Que Se Trata O Livro Os Números Falam?

 

Uma nova elite está descobrindo meios de dissecar cada ação nossa e prever, com uma previsão espantosa, nosso próximo passo. Seu objetivo? Manipular nosso comportamento – o que compramos, como votamos, quem namoramos – sem que a gente perceba.

 

Você já viu aqueles filmes de detetive em que o investigador fuça o lixo de um suspeito e conclui um monte de coisas sobre a pessoa a partir da análise dos dejetos? Pois é, agora não é preciso mais o contato físico com as evidências… as pistas são virtuais e você deixa um monte delas a cada minuto da sua vida.

 

Seu smartphone rastreia por onde você passou durante todo o dia. Sabe quando você entra em um carro, quais aplicativos mais usa, quais músicas escuta, seus podcasts preferidos, etc. Eu já fiquei impressionado com o resumo da semana que ele me envia…quantos quilômetros percorri, quantas horas passei dentro do carro, que cidade nova visitei… você já deve ter recebido um também.

 

Cruzando este tipo de informação com o histórico de uso do seu cartão de crédito, por exemplo, os mineradores de dados de grandes empresas podem chegar a conclusão que você é o cliente ideal para ela e ofertam coisas que você nem sabia que estava precisando. Podem chegar a conclusão contrária também…que você não serve como cliente para ela e parar de investir em publicidade direcionada a você.

 

Este é um dos empreendimentos mais ambiciosos do século XXI, com vastas implicações. Podemos nos ver definidos e enquadrados por fórmulas. Nossa privacidade evaporou…

 

Mas um caminho perigoso e delicado também. E quando esses matemáticos usam estas fórmulas para procurar potenciais terroristas? Pois isso já está sendo feito desde os atentados de 11 de setembro… Muito já se discutiu sobre o limite da privacidade… até onde o governo pode nos “espionar” com o objetivo de proteger o país e a população?

 

Neste grande o original esforço de reportagem e análise, Stephen Baker fornece uma apresentação viva de um mundo que adentramos – e das pessoas que o controlam. Esses analistas (que ele chama de Numerati) se infiltraram em todas as áreas da atividade humana, examinando-nos como trabalhadores, compradores, pacientes, eleitores, terroristas potenciais – até namorados.

 

E um alerta para deixar você pensando: Os Números Falam é de 2008… e já ficamos arrepiados com o que os Numerati faziam há dez anos atrás…imagina o que eles já sabem de cada um de nós hoje em dia, com a tecnologia e os softwares disponíveis hoje?

 

Você pode adquirir seu exemplar no link abaixo. E depois de ler, me diga o que achou!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Desenvolver Alexa Skills

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de skills de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!