O Que É VUI (Voice User Interface)?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Celso Kitamura
em 5 de dezembro de 2019

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O Que É VUI (Voice User Interface)?
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A revolução da VUI (Voice User Interface) está começando!

 

Uma nova forma de interagir com computadores e dispositivos que podemos usar para desenvolver nossos aplicativos.

 

Neste artigo vamos ver o que é essa tal de VUI.

 

O Que É VUI (Voice User Interface)?

 

Os primeiros computadores, antes da invenção do transistor, ocupavam facilmente várias salas. E a medida que os computadores foram diminuindo de tamanho com a incorporação de novas tecnologias, mudaram também a interface homem-máquina.

 

No início era o cartão perfurado. Depois vieram o monitor e o teclado. E aí o mouse e a interface gráfica. Telas touch. Agora chegou a vez de usar a voz.

 

Voice User Interface (VUI) é um recurso que permite que as pessoas controlem computadores e dispositivos com o uso da voz. Interface de usuário em voz, numa tradução livre.

 

As pessoas agora estão despertando para o vasto potencial das interfaces de usuário em voz (VUIs). Eles estão envolvidos em experiências de voz além do serviço ao cliente e da pesquisa.

 

Uma interface de usuário em voz (VUI) possibilita a interação humana falada com computadores, usando o reconhecimento de fala para entender comandos falados e responder a perguntas e, normalmente, texto em fala (TTS – Text To Speech) para reproduzir uma resposta.

 

Muita Água Debaixo Da Ponte

 

É claro que tudo isso está sendo possível por conta da junção de diversos avanços que surgiram nos últimos tempos:

 

  1. Serviços da Web e IoT – Os serviços da Web (incluindo sua infra estrutura e velocidade) e a Internet das Coisas (IoT) oferecem oportunidades para voz. Por exemplo, sensores e leitores contribuem para integrações de residências inteligentes.

 

  1. Tecnologia acessível – Atualmente, qualquer desenvolvedor pode criar um software e implementar reconhecimento automático de fala (ASR), entendimento de linguagem natural (NLU) e texto para voz (TTS).

 

  1. Capacidade de hardware – O hardware agora pode suportar o processamento de entrada de voz de campo remoto (FFVIP), permitindo uma ampla gama de experiências com VUIs.

 

  1. A Inteligencia Artificial (AI) – Graças aos avanços no aprendizado de máquina (Machine Learning), as VUIs estão aprendendo e se adaptando aos padrões de fala, preferências e contextos dos usuários ao longo do tempo.

 

Agora você pode embarcar nessa, desenvolvendo skills para Alexa! Como já disse em outros artigos, é uma janela de oportunidade para nós, desenvolvedores. É como se você começasse a desenvolver aplicativos para Android em 2003, no início da era dos smartphones…

 

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