Ao projetar e desenvolver uma skill Alexa, o objetivo é criar uma experiência envolvente, valiosa e fácil de usar pelo usuário, certo?
Nesse artigo eu vou te mostrar aspectos importantes do teste de aceitação do usuário e como você pode incluir no seu processo de desenvolvimento de uma skill, garantindo que você lance skills que seus usuários irão entender e gostar.
Vamos conversar sobre estratégias para teste de aceitação da sua skill.
Estratégias Para Teste de Aceitação Da Sua Skill
Embora seja importante seguir as práticas recomendadas e testar a skill pessoalmente, a melhor maneira de entender como sua skill será recebida pelo público é testar ela com usuários reais antes do seu lançamento.
Isso fornece uma visão de como as pessoas não familiarizadas irão perceber, explorar e entender sua skill. E quase sempre revela problemas que você não havia reparado, além de oportunidades de melhoria.
O Que É Teste De Aceitação Do Usuário?
O teste de aceitação do usuário significa colocar sua skill na frente de pessoas reais, observar como eles interagem com ela, entrevistá-los e, em seguida, melhorar iterativamente sua skill com base nos dados coletados.
Ele pode e deve ser integrado a todas as fases do desenvolvimento de skill.
Existem dois tipos principais de teste de aceitação do usuário:
Teste Do Mágico De Oz
O nome desse tipo de teste faz referência ao “homem por trás da cortina” do filme “O Mágico de Oz”.
Este é o teste que você pode fazer quando sua skill está na fase de ideia e antes de construir ou desenvolver qualquer coisa.
Primeiro escreva alguns diálogos e respostas de amostra para sua skill e, em seguida, peça a um usuário para interagir com sua skill com base nessas amostras.
E em vez de respostas vindas da Alexa, as respostas vêm de uma pessoa que faz o papel da Alexa e fornece respostas com base nas amostras feitas.
Esse tipo de teste é útil para determinar quais serão as expectativas iniciais do usuário para sua skill e como essas expectativas serão expressas.
Teste Beta
Depois de começar a desenvolver sua skill, teste o que está construindo com usuários reais.
E você pode fazer isso antes que a skill esteja disponível publicamente usando o teste beta da Alexa. (https://youtu.be/C61VmYXaaZg)
O teste beta permite que você convide pessoas para experimentar sua skill antes que ela seja certificada e lançada.
Isso permite que você obtenha feedback sobre os recursos que você criou antes que toda a skill esteja pronta para lançamento.
Práticas Recomendadas Para Teste De Aceitação Do Usuário
O feedback e as ideias que você consegue de um teste beta bem projetado podem ser extremamente valiosos.
Há muitos fatores envolvidos na configuração, condução e análise de um teste beta, e é importante seguir as práticas recomendadas ao fazê-lo, para garantir que o feedback recebido seja o mais valioso possível e que você possa aplicar com eficácia para construir a melhor skill que puder.
Conseguir Os Testadores Certos
O fator mais crítico no teste de aceitação do usuário são os próprios testadores. Os testadores devem representar os clientes-alvo da skill, não ter maior familiaridade com a skill do que os clientes-alvo terão e estar dispostos a fornecer feedback aberto e honesto.
Uma boa regra quando se trata de encontrar testadores de aceitação do usuário é que quanto mais fácil for encontrá-los, menos valiosos eles serão. Pode ser fácil fazer com que seus colegas de trabalho testem a skill, mas é improvável que eles representem seus clientes-alvo. Amigos e familiares podem estar dispostos a testar sua skill também, mas não dispostos a fornecer feedback crítico.
Os melhores testadores são aqueles que representam uma seção transversal de sua população de clientes-alvo. Você pode localizar testadores que correspondam a esses critérios fazendo seu próprio recrutamento ou utilizando uma empresa de testes que forneça seu próprio grupo de testadores.
Assista E Aprenda Com O Que Seus Testadores Fazem
Ao realizar um teste de aceitação do usuário, os dados mais valiosos que você recebe vêm da observação direta dos testadores enquanto eles interagem com sua skill.
Compreender exatamente o que eles fazem, e quando, fornece informações sobre a expectativa, confusão e desejo do usuário que permite identificar quais interações podem ser melhoradas e como. A observação real do usuário permite que você prepare sua skill para a variedade de declarações potenciais que seus clientes podem usar e entenda não apenas o que seu cliente deseja, mas como ele o expressará.
Uma forma de obter esses dados é observar diretamente seus testadores enquanto eles usam sua skill. Ao fazer isso, é importante ser o mais discreto possível – as pessoas se comportam de maneira muito diferente se souberem que estão sendo observadas em tempo real, e você deseja que a experiência do testador seja o mais próxima possível da experiência do cliente.
Outra forma de observar uma sessão de teste é gravá-la. Isso tem a vantagem de ser menos intrusivo e fornecer um registro ao qual você pode consultar e revisar. Para obter essas gravações, você precisará que seus testadores venham até você e usem seu equipamento ou que eles usem seus próprios equipamentos e enviem a gravação.
Faça As Perguntas Certas
Depois que um testador usar sua skill, você terá uma grande oportunidade de fazer perguntas sobre a experiência e aprender com as respostas. Embora esses dados não possam substituir a observação direta, eles podem complementá-la de forma valiosa.
Ao fazer perguntas sobre a experiência, é importante formulá-las para que você possa entender o que o usuário realmente pensa. Por exemplo, as pessoas tendem a entender mal como se comportariam e frequentemente dizem que farão coisas que acabam não fazendo.
Esse problema pode surgir se você perguntar, por exemplo, se o testador acha que usaria sua skill. Uma maneira de contornar isso é, se sua skill está tentando melhorar uma tarefa que seu usuário está fazendo no momento, perguntar ao testador como ele executa a tarefa atualmente e se usar a skill é uma experiência melhor.
É importante estar ciente do cansaço das perguntas – os testadores se cansam de passar pelo processo e as respostas no final de uma longa lista de perguntas tendem a ser respondidas com pressa e sem pensar muito.
Cuidado com várias perguntas que perguntam essencialmente a mesma coisa. Por exemplo, perguntar ao usuário o que ele mais gostou na skill e, em seguida, perguntar sua parte favorita da skill são perguntas muito semelhantes e muitos testadores não saberão a diferença ou não terão o mesmo entendimento sobre qual é a diferença.
Mantenha suas perguntas curtas e claras e certifique-se de que elas são relevantes.
Palavras Finais
Agora que vimos algumas estratégias para teste de aceitação da sua skill, deu para perceber que testar sua skill com usuários do mundo real requer preparação, coordenação e as ferramentas certas.
É importante garantir que você tenha testadores que representem seus usuários-alvo, que forneça aos testadores as instruções corretas e que seja capaz de capturar o máximo possível de dados valiosos das sessões de teste.
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