Como Ganhar Dinheiro Desenvolvendo Skills Alexa

A pergunta que passei a ouvir muito por aqui: É possível ganhar dinheiro desenvolvendo skills Alexa?

 

A interface de voz (VUI – Voice User Interface) está mudando a maneira como as pessoas interagem com os computadores e com o mundo. Apesar da disseminação desta tecnologia aqui no Brasil estar apenas no início (a Alexa brasileira chegou só em outubro de 2019) será que podemos ganhar dinheiro desenvolvendo skills Alexa?

 

É praticamente a mesma pergunta que muitos se faziam alguns anos atrás, no início da era dos smartphones: Como ganhar dinheiro desenvolvendo aplicativos?

 

Hoje sabemos que é possível viver do desenvolvimento de aplicativos, mas e lá pelos idos do Android 2.3? O smartphone tinha acabado de chegar, era novidade. Tinha todo o burburinho de uma revolução chegando, mas ninguém sabia aonde tudo ia dar.

 

Bom, agora temos a mesma dúvida com relação aos aplicativos de voz: Como ganhar dinheiro desenvolvendo Alexa skills?

 

Alcançar Mais Clientes E Ganhar Dinheiro Desenvolvendo Alexa Skills

 

Com as skills Alexa, podemos alcançar novos clientes em todo o mundo. Mais de 100 milhões de dispositivos habilitados para Alexa já foram vendidos mundialmente. E diariamente este número só cresce.

 

Existem basicamente 2 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo skills Alexa: desenvolver skills Alexa próprias ou ser pago para desenvolver skills para outros.

 

Ganhar Dinheiro Desenvolvendo Alexa Skills Próprias

 

Você pode ganhar dinheiro desenvolvendo skills Alexa próprias. Venda produtos digitais a clientes, ofereça bens e serviços físicos ou seja pago pela criação de skills mais engajadoras em categorias qualificadas.

 

  • Compras dentro da skill (ISP – in-skill purchase): Ofereça conteúdo digital premium.
  • Amazon Pay: Venda bens e serviços físicos.
  • Alexa Developer Rewards: Seja recompensado por desenvolver skills envolventes.

 

ISP – in skill purchase

 

As compras dentro da skill (ISP – In Skill Purchase) funcionam como muitos jogos de smartphone: você instala um aplicativo gratuito, consegue utilizar suas funcionalidades normalmente, mas precisa pagar se quiser melhorar sua experiência com o jogo. Seja comprando créditos virtuais, itens ou até mesmo fases novas.

 

Digamos que você desenvolva uma skill que ensine ao usuário um processo ou tarefa. Você pode começar com conteúdo introdutório gratuito para ganhar a confiança do usuário. Depois, você pode vender acesso a conteúdo premium mais sofisticado e valioso. Você pode vender este conteúdo aos seus clientes através de assinaturas, compras únicas ou consumíveis.

 

  • Assinatura: O usuário paga um valor fixo e recorrente pelo acesso ao conteúdo até o cancelamento.
  • Compras únicas: O usuário paga determinado valor uma única vez para ter acesso ao conteúdo.
  • Consumíveis: O usuário paga por um recurso que pode ser comprado novamente, como créditos dentro de um jogo.

 

Por hora esta funcionalidade ainda não chegou a Alexa brasileira. Porém mensalmente a Amazon está disponibilizando as compras dentro da skill em vários locais do mundo. Então fique ligado que daqui a pouco teremos in skill purchase por aqui!

 

Amazon Pay

 

O Amazon Pay é um facilitador quando você vende produtos físicos através de uma skill Alexa.

Assim o usuário pode concluir a compra dentro de sua skill sem precisar sair para inserir detalhes do cartão de crédito ou do endereço de entrega.

 

Com o Amazon Pay for Alexa Skills, os clientes podem pagar por bens e serviços físicos usando as informações já contidas na conta Amazon – sem precisar lembrar o nome de usuário e senha. Os usuários concedem permissão para sua skill usar o Amazon Pay como pagamento padrão, que usa as informações de pagamento já configurados na conta da Amazon.

 

O problema com essa modalidade de monetização é o próprio Amazon Pay, que ainda não chegou ao Brasil.

 

Alexa Developer Rewards

 

Você também pode ganhar dinheiro através do programa Alexa Developer Rewards. Neste programa de incentivo, desenvolvedores do mundo todo podem ganhar dinheiro com skills qualificadas que geram mais engajamento dos usuários.

 

Como Funciona O Alexa Developer Rewards?

 

Mensalmente skills Alexa que geram mais engajamento dos usuários são selecionadas em determinadas categorias para serem recompensadas.

 

Não é necessário nenhum cadastro prévio. Se uma skill se qualificar no programa, o desenvolvedor será avisado por e-mail.

 

Os desenvolvedores podem ganhar o Alexa Developer Rewards por skills nas seguintes categorias:

  • Educação e Referência
  • Alimentação e bebida
  • Jogos
  • Curiosidades e Acessórios
  • Saúde
  • Crianças
  • Estilo de vida
  • Música e Áudio
  • Produtividade

 

 

Os desenvolvedores podem aumentar o nível de engajamento de sua skill e potencialmente ganhar mais:

  • Desenvolvendo mais skills Alexa
  • Melhorando suas Alexa skills
  • Aproveitando os recursos mais recentes
  • Disponibilizando suas Alexa skills em outros países onde o programa Alexa Developer Rewards estiver disponível.

 

Onde Existe O Alexa Developer Rewards?

 

Os desenvolvedores podem ganhar o Alexa Developer Rewards por skills Alexa publicadas no:

  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Alemanha
  • Japão
  • França
  • Itália
  • Espanha
  • Índia

 

Infelizmente o programa ainda não chegou no Brasil, mas você pode participar publicando sua skill Alexa em países onde o programa é válido (exceto Índia).

 

Mas a Amazon está trazendo muitas novidades diariamente para a Alexa pt-BR, então é questão de tempo para que este programa de incentivo desembarque por aqui.

 

Ganhar Dinheiro Desenvolvendo Alexa Skills Para Terceiros

 

Você também pode ganhar dinheiro desenvolvendo Alexa skills para empresas. Neste caso, a receita por venda é muito maior.

 

Caso a empresa queira exclusividade, podemos cobrar ainda mais dela. Afinal você irá desenvolver um skill sob medida e ele será utilizado apenas por usuários autorizados pelo cliente.

 

Se não houver exigência de exclusividade, talvez possamos (com algumas adaptações) transformá-lo em um “produto” e vende-lo para outras empresas também mediante uma personalização. Por esse motivo, o valor desembolsado pela primeira empresa/cliente pode ser menor.

 

Normalmente uma skill corporativo é maior e mais complexo que uma skill para loja, pois as necessidades do usuário são diferentes.

 

Ainda existe a possibilidade de você trabalhar como colaborador em uma empresa que desenvolva skills.

 

Palavras Finais

 

Bom, estas foram algumas maneiras que podemos ganhar dinheiro desenvolvendo Alexa skills.

 

Não dá para esgotar o assunto em um artigo só. Por isso, se você quer saber mais sobre como desenvolver skills para Alexa e como ganhar dinheiro desenvolvendo Alexa skills, me acompanhe nesta jornada!

 

O primeiro passo é entrar para o Grupo VIP App Dev. Daí a nossa conversa começa!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Desenvolver Alexa Skills

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de skills de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!