Google – Gigantes da Tecnologia

Todas as pessoas conhecem o Google. Com a tecnologia que dispomos hoje, não há sequer uma localidade no mundo que não conheça tal ferramenta de busca. E, claro, tudo isso se deve ao mérito de pessoas muito capacitadas que fizeram com essa marca se difundisse nas telas de computadores espalhadas por todo o planeta.

 

Não bastasse o buscador, que é os eu recurso de maior reconhecimento, a sua identidade como empresa. O Google também oferece uma série de serviços online para as pessoas que desejam tocar os seus negócios, de aplicações que tornam a vida de muitos bem mais prática, redes sociais e possibilita, até mesmo, formas de anunciar produtos.

 

Um gigante e que está presente no dia a dia de todo mundo guarda uma origem e história com uma série de desafios vencidos e pessoas inspiradoras.

 

Como surgiu o Google?

 

A ideia de uma ferramenta de busca nasceu dentro da Universidade de Stanford por dois estudantes, Larry Page e Sergey Brin. Era o começo da internet como conhecemos, os estudantes estavam focados nos conceitos de web e como estruturar e facilitar o acesso às informações que existiam na rede.

 

E, então, chegam a conclusão de faltava um mecanismo que garantisse maior facilidade no momento de fazer as buscas e que isso faria com que a organização dessas páginas fosse algo mais eficiente.

 

Com essa ideia em mente, mas sem dinheiro para fazer grandes investimentos, os dois fundaram em 1996 um familiar distante do Google, mas com mesmo objetivo – o BackRub. Em período de menos de dois anos a empresa modificou de nome por conta de explicação relacionada a matéria de buscas e como se apresenta.

 

Os jovens encontram inúmeras dificuldades no começo da empreitada. Desde dificuldades financeiras para sustentar o site – o que fez com que tivessem a necessidade de transformar o Google em uma empresa -, até a hospedagem do site na rede de Stanford – o que fazia com que um alto fluxo fizesse com que a internet da universidade caísse-.

 

O crescimento acelerado até os dias de hoje

 

Foi a partir dos anos 2000 que a empresa começa a apresentar um crescimento muito rápido. Em pouquíssimo tempo já anunciava a presença de mais de um bilhão de URLs e contava com plataformas em diversos idiomas do mundo inteiro.

 

Nasce, com esses avanços, uma plataforma que comportava uma infinidade de imagens. Em 2002, é criada a primeira forma de armazenar PDF, o que hoje conhecemos como Google Book.

 

O Google se transformou em um monstro da internet, criando má série de inovações e comprando outros. Até hoje, recorrentemente, a empresa anuncia novas ferramentas e todas elas acabam se tornando bem-sucedidas. O segredo está em saber qual a finalidade do que tem em mãos e como oferecer para as pessoas.

 

Surgiram ferramentas como Google Earth, Google Reader, Talk, Analytics, Adwords, etc. A compra do Youtube (a plataforma de vídeo) também foi algo que mexeu com os bastidores da internet. Principalmente, devido ao valor pago. O Youtube foi comprado pelo Google por mais de um bilhão e meio de dólares.

 

Lembrando que a página do Celso no Google+ também tem conteúdo sobre empreendedorismo!

 

E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:

Microsoft

Apple

HP

IBM

Qualcomm

Amazon

Intel

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!