Java – Linguagens De Programação Que Fazem A História

Se você tem um computador e utiliza vários programas desenvolvidos por terceiros, e se tem algum interesse em programação, provavelmente o nome Java lhe é familiar. Mas, afinal, o que é Java? Para que serve?

 

Java – uma linguagem de programação orientada a objetos

 

Desenvolvida em 1995 por James Gosling, para a Sun Microsystems, Java é uma das linguagens de programação orientada a objetos mais populares a se utilizar nos dias de hoje.

 

Um software livre desde 2006, a Java foi adquirida pela renomada Oracle Corporation em 2008, e foi aí que teve seu pico de popularidade e seu uso difundido em muitas máquinas.

 

Suas principais características são:

 

  1. A orientação a objetos, que permite uma sintaxe simples focada em execuções e atribuições de características a elementos principais do código, denominados objetos, o que permite intercambiabilidade de software e acesso a bancos de dados.
  2. Amplas bibliotecas que permitem a inclusão de recursos de rede.
  3. Suporte para Unicode (isso é especialmente importante para desenvolvedores de línguas que se valem de acentos, como o português, pois é possível digitar funções em português acentuadas no código).
  4. Sintaxe similar a C/C++/C#, o que permite certa interação entre códigos utilizando essas linguagens, todas muito populares atualmente.
  5. Licença disponibilizada gratuitamente pela GNU General Public License desde maio de 2007.

 

Oak – o início de Java

 

Em 1991, Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling iniciaram um projeto para capacitar a interação entre eletrodomésticos com computadores. Eles então começaram a trabalhar em um protótipo chamado *7, que seria um controle remoto touch screen que interagia com computadores e eletrodomésticos.

 

Assim, o mascote Duke foi criado, com a função de ser um guia virtual que ensinaria o usuário a utilizar o protótipo. Claro, esse protótipo precisava de uma linguagem para ser programado, e ela ficou batizada de Oak.

 

Embora, atualmente, com a televisão digital, o projeto 7* pareça simplista, e, de fato, foi realizado pela TV digital, na época, não houve demanda o suficiente. No entanto, a ascensão da internet levou a equipe a adaptar seu projeto para uma nova forma de interagir com computadores que surgia em ascensão: a internet.

 

Dessa forma, Oak foi rebatizado como Java, uma tecnologia feita para executar aplicações dentro de navegadores de internet.

 

Como a tecnologia interagia de forma positiva com HTML, sua disseminação foi rápida, e a IBM, na época a frente em hardware e software no mercado, logo viu oportunidade e anunciou suporte à linguagem.

 

Embora, em início, seu uso fosse voltado apenas para a internet, atualmente podemos encontrar a linguagem Java em diversos ambientes diferentes, trabalhando não apenas em navegadores com players, jogos, interfaces e sites, como também em sistemas operacionais, parte da programação de celulares, mainframes e tablets.

 

Por ser uma linguagem funcional e versátil, Java é muito utilizada em diversos setores de desenvolvimento, e é principalmente muito utilizada no Brasil. Além de ser atual e ter feito história, a linguagem de programação ainda influenciou outros nomes importantes para desenvolvedores, como PHP, Python e JavaScript.

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre no Grupo VIP App Dev!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!