As 9 Melhores Linguagens Para Se Conhecer Em 2020

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Celso Kitamura
em 26 de dezembro de 2019

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As 9 Melhores Linguagens Para Se Conhecer Em 2020

Por que as linguagens de programação são tão importantes no universo da tecnologia quanto a linguagem falada e o que você deve saber para o novo ano.

 

N.F. Mendoza para o TechRepublic em 17/12/2019

 

Sempre que encontrar algo interessante sobre desenvolvimento de software em inglês vou traduzir aqui para comentarmos e discutirmos um pouco sobre o assunto. Desta vez vamos falar um pouco sobre as 9 melhores linguagens para se conhecer em 2020.

 

Em alguns círculos da vida, ser monolíngue é uma desvantagem. Em linguagem de programação, você fica obsoleto.

 

Embora você possa ter experiência em uma linguagem de programação, é fundamental que você esteja, pelo menos de forma rudimentar, familiarizado com programas potencialmente “novas para você” que as empresas exigem. Isso terá um impacto direto não apenas no seu primeiro emprego, mas também nos seguintes, e também poderá se correlacionar diretamente com o seu potencial salarial.

 

Não quer dizer que você precisa ser especialista em 2 ou mais linguagens de programação. Você precisa dominar bem uma e conhecer superficialmente alguma outra. Apesar de que nessa vida de desenvolvimento de software você fatalmente acaba trilhando este caminho mesmo. Eu sempre fui desenvolvedor Web, então além da linguagem de servidor (VBScript e depois C#) você acaba tendo que lidar com JavaScript, SQL, etc.

 

A própria natureza do trabalho de TI significa acompanhar os mais recentes avanços tecnológicos e, para muitos, isso significa uma forma adicional de estudo, na forma de certificações, cursos e treinamento. Esteja você procurando avançar ou garantir sua posição atual, saberá o que os empregadores procurarão nas linguagens de programação em 2020.

 

Estamos com demanda para programadores, e os empregos, para os qualificados, são abundantes.

 

Isso não é só lá fora – aqui no Brasil tem vagas as pencas na área de desenvolvimento de software. Mas também tem que ser qualificado, dominar a linguagem, saber o que está fazendo.

 

“Bons programadores são gênios lógicos”, disse Matthew Carswell, CEO da empresa de desenvolvimento de software JumpModel Inc. “A programação é uma linguagem tanto quanto a linguagem falada”.

 

Diversificar

 

“É importante ter uma ampla gama de conhecimentos para cobrir todas as suas bases”, disse Justin Rodenbostel, vice-presidente de entrega da empresa de tecnologia digital SPR. “É essencial conhecer idiomas para codificar para a Web, escrever serviços e manipular grandes conjuntos de dados. Para a codificação da Web, recomendo um derivado de JavaScript e uma estrutura a ser correspondida, como JSX e React ou JavaScript e Vue.js.”

 

“Para escrever o serviço”, continuou Rodenbostel, “o C # e o .NET Core são a escolha dominante entre nossos clientes. Por fim, para manipular grandes conjuntos de dados, Python e Spark parecem ser as ferramentas de escolha neste espaço”.

 

Rodenbostel não está sozinho em sua avaliação.

 

“A tecnologia está sempre mudando e avançando em um ritmo acelerado, e, como tal, o mundo do desenvolvedor”, disse Pravin Vazirani, vice-presidente assistente de operações da empresa de serviços de desenvolvimento de software Chetu. “Um desenvolvedor deve sempre procurar ampliar e aprimorar suas habilidades para garantir que eles estejam na vanguarda do desenvolvimento de software”.

 

A acreditar nos especialistas entrevistados, bem como os sites de tecnologia da Web, incluindo o TechRepublic, parece haver um consenso geral sobre as melhores linguagens:

 

  1. Python
  2. Java
  3. JavaScript
  4. Swift
  5. C#
  6. C/C++
  7. React
  8. Node
  9. Ruby

 

Aqui a lista das melhores linguagens para se conhecer em 2020 foi feita por especialistas de fora, então muito cuidado ao transpor essa realidade para cá. Normalmente lá as coisas estão alguns anos a nossa frente. Então pode ser que esse ranking não seja a tendência para o 2020 do Brasil, mas com certeza será alguns anos a frente.

 

O Que O TIOBE Disse

 

Uma das (se não a) melhor fonte de popularidade da linguagem de programação é o índice da empresa de qualidade de software TIOBE, que lança uma nova lista mensalmente; a lista de novembro foi lançada recentemente.

 

O TIOBE anual mostra a linguagem de programação mais popular do ano. Este ano, os números 1 e 2 são consistentes com 2018, mas os números 3, 4, 5 e 6 mudaram.

 

Os programadores usam o índice para determinar se suas habilidades são atuais ou qual linguagem de programação deve ser adotada ao criar um novo sistema de software.

 

Embora essas sejam as mais populares, empresas e negócios podem ter uma necessidade/requisito diferente.

 

  1. Java (1. Em novembro de 2018)
  2. C (2. Em novembro de 2018)
  3. Python (4. Em novembro de 2018)
  4. C ++ (3. Em novembro de 2018)
  5. C # (6. Em novembro de 2018)
  6. Visual Basic .Net (5. Em novembro de 2018)
  7. JavaScript (7. Em novembro de 2018)
  8. PHP (8. Em novembro de 2018)
  9. SQL (9. Em novembro de 2018)
  10. Swift (12. Em novembro de 2018)
  11. Ruby (16. Em novembro de 2018)

 

Lembrando que essa lista do TIOBE é compilada a partir de preferencias e indica uma tendência das melhores linguagens para se conhecer em 2020

 

Diferentes Amplitudes

 

“Para desenvolvedores front-end, há uma forte demanda por desenvolvedores Angular e React “, disse Chok Ooi, CEO e co-fundador da Kenzie Academy, uma escola de tecnologia e código. “Para desenvolvedores de back-end, linguagens como Python, Java, C # e Node estão na moda.”

 

Ooi acrescentou: “Como estamos no meio de uma demanda de tecnologia em todo o país, ter conhecimento em uma ou várias dessas linguagens de programação, juntamente com a capacidade de resolver problemas e se comunicar com eficiência, garantirá um emprego com altos salários”.

 

Valor Monetário

 

Ooi observa que para os recém formados estão sendo oferecidos de US $ 55 mil a US $ 90 mil ao ano, enquanto em “centros de tecnologia caros como San Francisco e Nova York, você pode facilmente obter salários iniciais de seis dígitos. À medida que ganha mais experiência, seu crescimento salarial em TI geralmente ultrapassa muitas outras indústrias”.

 

“Um engenheiro de software pode ganhar cerca de US $ 128.000 por ano com um conhecimento sólido de linguagens e procedimentos comuns de codificação, enquanto alguns com conhecimento de linguagens e programação de machine learning podem ganhar US $ 152.000 por ano”, disse Vazirani.

 

Mudar É Bom

 

“As coisas podem mudar no mundo do desenvolvedor quase todos os dias, no entanto, a magnitude dessas mudanças varia”, disse Rodenbostel da SPR.

 

“Há um fluxo constante de alterações ‘superficiais’ que ocorrem todos os dias. Esses tipos de alterações são pequenas e facilmente ajustáveis para, por exemplo, uma nova ferramenta ser lançada ou um novo conjunto de recursos ser adicionado a uma ferramenta existente.

 

Um desenvolvedor experiente pode consumar essas alterações rapidamente ou após um investimento mínimo em um tutorial ou post de blog.

 

No entanto, uma vez a cada ano ou dois, ocorrem mudanças mais profundas que introduzem novos paradigmas e quebram tendências. Essas atualizações exigem muito mais investimento para adquirir por parte do desenvolvedor”.

 

Rodenbostel acrescentou: “Por exemplo, uma versão atualizada do .NET Core com novos recursos não exigiria muita adaptação para o desenvolvedor, portanto seria considerada uma mudança superficial. No entanto, o aumento da programação funcional como resposta às demandas de dados aplicações intensivas é uma mudança maior, pois requer muito mais aprendizado e pesquisa por parte do desenvolvedor”.

 

a importância de estar sempre ligado no mercado, mesmo que não esteja ligado diretamente ao seu tipo de serviço…

 

Cada Um Na Sua

 

Novamente, embora existam generalizações de quais linguagens de programação estão atualmente em voga, muitas empresas têm suas próprias preferências.

 

Pravin Vazirani, da Chetu, disse: “Estamos vendo muita tração e momento em áreas como computação em nuvem, inteligência artificial (IA), automação de processos robóticos (RP), análise de dados, computação móvel, realidade aumentada e virtual (AR / VR) e soluções de Internet das Coisas (IoT)”.

 

“As linguagens envolvidas nessas áreas devem ser conhecidas e terão muita demanda no futuro à medida que as tecnologias se tornarem mais populares. Em particular, tecnologias relacionadas a JavaScript que, com a programação front e back-end, devem ser uma das linguagens obrigatórias para qualquer desenvolvedor, pois serve de base para o desenvolvimento de software moderno. Isso envolveria linguagens como Angular, React, Golang (Go) e Node.js “, disse Vazirani.

 

“Além disso, a tecnologia relacionada ao DevOps , como o Docker para computação em nuvem, também seria uma linguagem obrigatória, já que mais e mais empresas estão se voltando para a nuvem para armazenamento de dados. Outros idiomas e processos, como programação incorporada para o desenvolvimento da IoT , Unity for AR / VR e linguagens de programação móveis híbridas cross platform, como Flutter, Xamarin e React Native, seriam linguagens ideais para conhecer”.

 

Carswell, da JumpModel, disse: “Na verdade, existe apenas um e é JavaScript… se você estiver criando algo que será usado em um navegador, 99% das vezes, a melhor maneira é usar algum tipo de JavaScript. O próximo passo é que você precisa ter experiência com bibliotecas dinâmicas de página única como React ou Angular”.

 

Previsões

 

David Armendariz, gerente geral da divisão de tecnologia do Lucas Group, que lidera uma equipe nacional de recrutadores de TI, disse: “Parece que Python, React, Angular, machine learning e Docker serão as cinco habilidades tecnológicas mais populares. em 2020″.

 

Bobby Reed, CEO da Capitol Tech Solutions, uma empresa de web design, reconheceu a necessidade de combinar objetivos com habilidades de linguagem e disse: “Depende do tipo de codificação que você deseja fazer. Para o desenvolvimento de aplicativos web, Java e C # são populares agora. No front end, entender o JavaScript é crucial, pois a maioria dos front-ends usa uma estrutura baseada em JavaScript.

 

“Recomendamos o Angular.js ou o React. Se você deseja criar aplicativos, o Xamarin ou o React Native são estruturas que são enviadas para iOS e Android. E os fundamentos do SQL também são essenciais se você estiver criando aplicativos Web, pois quase todos os aplicativos precisam armazenar dados de alguma forma. ”

 

Ano Novo, Nova Linguagem

 

O que será de 2019? Aqui está a linguagem de programação mais popular de cada ano, de acordo com o Índice TIOBE:

 

2018: Python

2017: C

2016: Go

2015: Java

2014: JavaScript

2013: Transact-SQL

2012: Objective-C

2011: Objective-C

2010: Python

 

Segundo o site da TIOBE: “A TIOBE anunciará a linguagem de programação do próximo mês (janeiro de 2020). Existem quatro candidatos a este título: Java (+ 1,3%), C (+ 1,8%), Python (+ 1,9% ) e C # (+ 1,4%). Essas quatro linguagens estão entre os cinco primeiros. Somente o C ++ perdeu alguns pontos no ranking em 2019. O Python é o principal favorito para o título. ”

 

Embora isso dependa claramente do tipo de trabalho que você está procurando, você pode expandir seu conjunto de habilidades (e aumentar seu salário) voltando sua atenção para o aprendizado de novas linguagens de programação.

 

Conclusão: Nunca pare de estudar, as coisas mudam muito rápido. Principalmente na área de TI. Uma tecnologia nova que é modinha hoje pode estar morta em 2 anos.

 

O artigo original em inglês você pode ler aqui: Top 9 computer languages to know for 2020.

 

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo: Grupo VIP App Dev!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo e-book GRATUITO (Por Tempo Limitado)

5 Passos Para Desenvolver Alexa Skills

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de skills de sucesso.

QUERO CRIAR SKILLS PARA ALEXA!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro