A troca de informações entre sistema é coisa muito antiga.
Nesse artigo eu vou te mostrar o que é JSON, um tipo de arquivo texto comumente utilizado na integração de sistemas web.
Vamos conversar sobre JSON, um padrão aberto para troca de dados simples e rápida.
O Que É JSON?
JSON é a abreviação de JavaScript Object Notation e é um formato de arquivo do tipo texto muito utilizado atualmente para trocar informações entre sistemas.
É um arquivo que contém somente texto e tem a extensão .json.
O JSON utiliza dois elementos principais, as chaves (Keys) e valores (values).
O objeto JSON utiliza como delimitador as chaves {}. Dentro incluímos os pares de chave e valor separados por dois pontos. E cada par chave/valor é separado por uma vírgula.
Um Exemplo
A partir de tudo que falamos acima, veja um exemplo de JSON:
{
“primeiroNome”:”Celso”,
“sobrenome”:”Kitamura”,
“cargo”:”analista programador”
}
Eu já mostrei um uso prático do JSON aqui no canal. Dá uma olhada neste vídeo, onde mostro como consumir uma API através de uma skill Alexa. Lá eu mostro como acessar uma API que traz dados de clima e tempo. E a resposta dessa API é justamente um JSON.
Um Pouco De História
Antigamente a integração entre sistemas eram feitos a partir de arquivos texto posicionais.
Um layout era combinado entre as partes e este layout era utilizado para gerar o arquivo no sistema remetente. Este mesmo layout era utilizado pelo sistema destinatário para ler este mesmo arquivo.
Até que o XML surgiu na década de 90, uma linguagem de marcação para a criação de documentos com dados organizados de forma hierárquica.
O XML ganhou muita força na internet, eu trabalhei muito com ele durante minha carreira.
Eis que em 2000 foi especificado o JSON, uma alternativa ao XML especialmente pela sua simplicidade. E por conta desta simplicidade, hoje ele é amplamente utilizado.
Vantagens
Agora que vimos o que é json, qual é a vantagem de usar ele?
Leitura Mais Simples
O formato é mais fácil de usar. Conseguimos entender o conteúdo de um arquivo .json visualmente muito mais rápido do que um arquivo xml.
Arquivos Menores
A estrutura dos dados em JSON é extremamente compacta. Os arquivos gerados são mais leves e mais rápidos para transmitir.
Palavras Finais
Acabamos de ver o que é JSON, o formato onipresente de fato para enviar dados entre servidores web e navegadores e aplicações mobile.
Seu design simples e flexibilidade fazem dele fácil para ler e entender, e na maioria dos casos, fácil de manipular na linguagem de programação de escolha.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário