Periscope – Aplicativos de sucesso

A cada dia que passa, mais a tecnologia avança, e com ela surgem muitas novidades que vem para facilitar a nossa vida, seja para trabalho, ou simplesmente para melhorar a nossa relação com familiares e amigos.

As pessoas estão interessadas no agora, elas querem estar por dentro de tudo o que está acontecendo no momento, e mais do que isso, elas querem compartilhar o seu momento em tempo real. E graças ao Periscope, elas podem.

 

O que é?

 

Para quem não conhece, o Pericospe é um aplicativo de live streaming (transmissão ao vivo) lançado pelo Twitter no dia 26 de março de 2015, com o objetivo de agregar vídeos ao mesmo.

 

Não precisou de muitos dias para que o aplicativo se tornasse um grande hit, contando com milhares de downloads (e o número não para de crescer).

 

A princípio, ele foi lançado apenas para o sistema iOS, mas desde 2015, o aplicativo já passou por várias atualizações e modificações, e foi também disponibilizado para Android.

 

Com o Periscope, é possível criar um perfil social independente da conta no Twitter que o aplicativo possa estar associado, inclusive com um novo username e novos seguidores.

 

Como surgiu?

 

O aplicativo foi desenvolvido por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein. A ideia surgiu quando Beykpour estava se preparando para ir a Istambul, ao planejar a sua viagem, arrumando as suas coisas para partir, começaram os protestos na Praça Taksim (lugar próximo ao hotel em que ele ficaria hospedado).

Interessado em saber se ainda seria seguro viajar para o país, ele tentou ligar a televisão, acessar o Twitter, e nada.
Ele só podia ler a respeito do protesto, mas não ver. Mesmo as imagens que eram transmitidas, soavam estranhas e dramáticas, não dizendo qual era a real situação. Foi então que ele pensou “E se as pessoas pudessem passar ao vivo o que está de fato ocorrendo ali?”.

Então, eles começaram a empresa em fevereiro de 2014, um ano depois e que a princípio se chamava Bounty. Eles conseguiram arrecadar U$ 1,5 milhões do Founder Collective, Scott Belsky, Google Ventures, entre outros, em abril de 2014.

 

Aquisição pelo Twitter

 

Em janeiro de 2015, o Twitter adquiriu o Periscope antes mesmo do produto ter sido lançado publicamente.

Analistas especulam que a negociação ficou em torno de U$ 100 milhões, mas a empresa norte-americana prefere não divulgar o valor da compra.

A compra foi anunciada oficialmente através de um tuíte do Periscope e retuitado pelo CEO do Twitter Dick Costolo em 13 de março, após o aplicativo de streaming de vídeo rival Meerkat ter a sua estreia no South by Southwest de 2015.

 

Impacto

 

Em apenas 10 dias após o seu lançamento, conquistou 1 milhão de usuários, e 10 milhões de usuários após 4 meses, de acordo com dado divulgado pela companhia.

Beykpour continua trabalhando como CEO no projeto, enquanto Bernstein, segue no time do aplicativo, credenciado como co-fundador.

O Periscope traz a sensação de tele transporte. Com ele é possível transmitir o nascer do sol, divulgar a arte, transmissões de aulas de treinos, ou passeios, com ele é possível transmitir tudo.

 

E eu também estou no Twitter! Me segue lá!

 

Veja também outros artigos da série Aplicativos de Sucesso:

Instagram

Uber

Waze

WhatsApp

Snapchat

Tinder

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!