A Windows Store é a loja de aplicativos, música e filmes para o sistema Windows, da Microsoft.
As primeiras versões de uma loja on-line para distribuição de software são de 2004, muito antes deste modelo que estamos acostumados hoje, onde desenvolvedores independentes podem criar um aplicativo e vende-los através da loja.
Neste artigo veremos:
- As lojas on-line da Microsoft antes do Windows Phone;
- O lançamento da Windows Phone Store no modelo de vendas de aplicativos;
- A fusão de várias formas de distribuição de aplicativos, filmes, música, etc. em uma única loja.
Antes da Windows Store
Lançado em 2004, o Windows Marketplace vendia mais de 93.000 produtos, entre hardware e software (via download ou mídia física).
Em 2006 a loja foi redesenhada dando mais destaque aos softwares via download.
Foi a partir desta versão de loja que a Microsoft começou a vender o Windows (Vista) e Office através de downloads.
Eis que em fevereiro de 2009, durante a Mobile World Congress, a Microsoft anunciou a Windows Marketplace for Mobile, para aparelhos com Windows Mobile.
Esta versão da loja ficou no ar até 2010, quando a Microsoft anunciou sua nova geração de plataforma móvel, o Windows Phone. E em 2012 ela foi renomeada para Windows Phone Store.
Como surgiu a Windows Store?
Durante a Build Conference em setembro de 2011, a Microsoft anunciou a Windows Store, uma nova plataforma de distribuição de software para Windows 8 e Windows RT.
Esta loja pretendia ser o único canal de distribuição de aplicativos “estilo Metro”: aplicativos executados em sandboxes e estavam de acordo com as diretrizes de design da Microsoft utilizadas no próprio Windows 8.
Com o lançamento do Windows 10, uma nova Windows Store
A partir do lançamento do Windows 10, a Microsoft unificou todas a lojas de todas as plataformas.
Oferecendo aplicativos (inclusive jogos), música (Xbox Music virou Groove Música), filmes e séries (Xbox Video virou Filmes e TV), até extensões do novo navegador Edge.
E já começaram a distribuição de e-books nos Estados Unidos.
É também nesta versão da Windows Store que os aplicativos universais (UWP) estão disponíveis.
Ou seja, independente do aparelho (desktop, tablet, smartphone, Xbox…) todos acessam a mesma loja.
E uma vez que tenhamos comprado um aplicativo em uma tela, podemos instalar o mesmo em outros tipos de aparelhos, sem que para isso tenhamos que fazer o pagamento novamente.
Por exemplo, quando compramos um aplicativo para desktop, podemos instalar o mesmo aplicativo no tablet.
Palavras finais
- A Microsoft começou com sua loja on-line de distribuição de software em 2004, bem antes do modelo quem conhecemos atualmente.
- Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft unificou todas as lojas, com aplicativos, jogos, música, filmes numa mesma plataforma, a Windows Store.
- A partir desta versão, a loja começou a distribuir também os aplicativos universais (UWP).
- Os aplicativos universais (UWP) são aqueles que podem ser executados em qualquer tela do Windows 10, seja ela desktop, tablete, smartphone, Xbox, Hololens, etc.
- Podemos utilizar a Windows Store como canal de distribuição dos aplicativos universais (UWP) que desenvolvermos. A Microsoft cobra uma taxa de inscrição e 30% da receita com a venda.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário