Xamarin gratuito! Mas o que é Xamarin?

Xamarin gratuito? O que é Xamarin?

Ainda estamos no início da nossa jornada, por isso ainda não falei nada sobre o Xamarin. Mas meu objetivo ao propor esse caminho para nos tornarmos desenvolvedores de aplicativos utilizando a linguagem C# era justamente chegar neste software.

Inicialmente utilizaríamos o Visual Studio e C# para criarmos aplicativos universais para Windows 10. Com esse conhecimento sedimentado, passaríamos para aplicativos de outras plataformas utilizando o Xamarin no Visual Studio.

Bom, Xamarin é uma empresa de São Francisco (EUA) fundada em maio de 2011 por pessoas envolvidas no projeto Mono. Ela desenvolve ferramentas que permitem utilizar a linguagem C# no desenvolvimento de aplicativos para iOS e Android utilizando interfaces de usuários nativas.

Isso quer dizer que você pode fazer aplicativos para as 3 grandes plataformas usando uma só linguagem (C#), compartilhar código e o resultado final é um aplicativo nativo da plataforma.

Imagine que você tenha a ideia de um aplicativo. Você pode construir utilizando Xamarin e criar 3 versões para sistemas diferentes (iOS, Android e Windows 10) sem precisar aprender ou contratar alguém que saiba Swift (iOS) ou Java (Android). Uma baita economia de tempo e dinheiro, não acha?

Em maio de 2015 mais de um milhão de desenvolvedores utilizavam Xamarin em mais de 120 países!

 

Criando aplicativos cross-platform com Xamarin.

Criando aplicativos cross-platform com Xamarin.
Imagem: Microsoft

 

Mono?

Mono é um projeto open-source para criar ferramentas compatíveis com o .NET Framework de acordo com o padrão Ecma (European Computer Manufacturers Association –  uma organização sem fins lucrativos que padronizam sistemas de computadores) que permitam desenvolvedores UNIX a criar aplicativos .NET cross-platform.

Seu logotipo é a cabeça de um macaco estilizado. Mono é macaco em espanhol.

Mono Logo

Mono Logo.
Imagem: Mono

 

O que aconteceu?

Em 24 de fevereiro de 2016, a Microsoft anunciou a aquisição da Xamarin. Os termos do contrato não foram divulgados, mas o Wall Street Journal apurou que a compra envolveu entre 400 e 500 milhões de dólares. No dia 18 de março a aquisição foi oficialmente fechada.

Durante a Build 2016, em 31 de março, foi anunciado que o Visual Studio terá Xamarin gratuito.

Nas palavras de Nat Friedman, no artigo Xamarin for Everyone, publicado no blog oficial da empresa:

“O Xamarin estará em todas as edições do Visual Studio, incluindo o amplamente utilizado Visual Studio Community Edition, que é gratuito para desenvolvedores individuais, projetos open-source, pesquisas acadêmicas, educação e pequenos times de profissionais. Desenvolver e publicar aplicativos nativos para iOS e Android com C# ou F# diretamente do Visual Studio sem limites de tamanho de aplicativo.”

 

 

Como isso me afeta?

Em resumo:

Para desenvolver aplicativos Windows 10, a Microsoft disponibiliza uma versão gratuita do Visual Studio (Community Edition) para pequenos times de desenvolvedores.

É possível desenvolver aplicativos para iOS e Android utilizando a mesma suite de desenvolvimento, mesma linguagem e compartilhar código, gerando uma economia de tempo e dinheiro quando você quiser fazer versões diferentes (Windows, iOS e Android, por exemplo) de um mesmo aplicativo.

Até então, apenas o Visual Studio Community Edition era gratuito. Para utilizar as ferramentas da Xamarin e desenvolver aplicativos iOS e Android, era necessário pagar pela sua utilização.

Uma das consequências da compra da Xamarin pela Microsoft é o fim da necessidade de compra de licenças de suas ferramentas.

Ou seja, Xamarin gratuito! Mais uma vantagem para você aprender C#! Não pagar pelas ferramentas e a possibilidade de desenvolver aplicativos para as 3 principais plataformas com apenas uma linguagem de programação!

 

E você, já tinha ouvido falar de Xamarin? Comente abaixo!

Não esqueça de se cadastrar na lista VIP do Celso e receber dicas de programação de aplicativos!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Godô disse:

    Fala Celso! Beleza?
    Era isso que eu precisava saber. Se o Xamarin realmente é gratuito.
    Agora, vamos estudar C#!
    Valeu!

  2. Leandro disse:

    Olá Celso, muito bom seu artigo, parabéns. Gostaria de tirar umas dúvidas, quero desenvolver um app com xamarin e que seja compilado pra Android e iOS, estou aprendendo agora o Xamarin. Estou usando o Xamarin Studio Community para Mac OSX… Eu irei conseguir comercializar os apps sem ter que pagar licença do Xamarin ou não? Outra coisa, qual a diferença entre essa versão e a versão paga? Grato pela ajuda…

    • admin disse:

      Oi Leandro! Sim, a licença do Xamarin atualmente é gratuita para desenvolvedores individuais e pequenos times (até 5 pessoas).
      Após a compra da Microsoft a Xamarin continua cobrando para utilizar outras ferramentas, como o Test Cloud.

  3. Leandro de O Martins disse:

    Olá, gostaria que me ajudasse com uma dúvida.

    Quero desenvolver apps para Android e iOS usando o Xamarin. Estou usando o Xamarin Studio Community para Mac OSX.

    Dúvidas:

    1 – Eu terei que pagar por alguma licença pra publicar meus apps ou não? Tenho visto que a licença parece ser bem cara, e se tiver que pagar, provavelmente vou desistir do Xamarin.

    2 – Qual a diferença do Xamarin Studio Community com a versão Enterprise?

    • admin disse:

      Leandro, o Xamarin é gratuito para desenvolvedores individuais e pequenas equipes.
      Com relação a custo de publicação, você precisa de uma conta de desenvolvedor nas respectivas lojas (App Store e Google Play). E aí sim, há custo envolvido.
      O Xamarin Studio por enquanto só existe para Mac na versão gratuita. Se você se refere ao Visual Studio Enterprise, a diferença é que ele vem com mais ferramentas e suporte por parte da Microsoft. Mas são funcionalidades que fazem mais sentido para empresas grandes.

    • Leandro disse:

      Valeu. Obrigado pela atenção.