Voz não é tela. Então num aplicativo de voz precisamos escrever para os ouvidos.
Nesse vídeo vou te mostrar algumas dicas para uma interface de voz (VUI) bem projetada.
Vamos conversar sobre como construir bem sua interface de voz (VUI), afinal o jeito como conversamos é muito diferente do jeito que escrevemos.
Dicas Para Uma Interface De Voz (VUI) Bem Projetada
Projetar uma boa Interface de Voz (VUI) para uma skill envolve escrever diálogos naturais e, principalmente, envolver o usuário em toda a skill.
A maneira como falamos é muito menos formal do que a maneira como escrevemos e precisamos levar isso para nossas skills Alexa.
Nós conversamos com muito menos formalidade e nossas skills devem refletir isso.
Vamos ver algumas dicas para uma interface de voz (VUI) bem projetada?
Faça Perguntas Relevantes
Normalmente os usuários interagem com Alexa sem olhar para o dispositivo.
Usar uma skill para Alexa é uma experiência que prioriza a voz.
Portanto não podemos contar que o usuário está vendo uma indicação visual de que estamos esperando uma resposta, como uma luz ou um aviso na tela.
É importante usar perguntas não retóricas para indicar que é a hora de responder.
Vamos ver um exemplo?
Se o usuário disser: “Quero uma pizza.”
E a resposta é: “Ok. As pizzas vêm em 3 tamanhos, pequeno, médio e grande.”
O que você deve fazer agora? Ele está esperando uma resposta ou há mais opções?
Adicionar uma pergunta contextual simples, como “O que você gostaria de fazer?” ao final das opções do menu, muda tudo.
Por exemplo: “Ok. As pizzas vêm em 3 tamanhos, pequeno, médio e grande. Qual é o tamanho que você deseja para sua pizza?”
Trate Os Erros Com Elegância
É muito importante lidar bem com os erros e orientar os usuários de volta à funcionalidade de sua skill.
Lembre-se que voz não é tela e as skills devem ser projetadas para serem utilizadas somente com a voz.
Por exemplo, quando um usuário pede para fazer algo que sua skill ainda não suporta, reconheça isso em sua resposta.
Em seguida, envie novamente ao usuário a última pergunta que ele fez.
Voltando para o exemplo da skill de pizzaria, o usuário diz: “Reserve uma mesa.”
E sua skill responde: “Desculpe, não entendi isso. O que gostaria de fazer?”
Agora o usuário fica confuso: ela não me entendeu ou não posso fazer isso na skill?
Por isso, seja claro na resposta: “Desculpe, não posso ajudar com isso ainda. Tenho pedidos para entrega ou retirada. O que você gostaria de fazer?”
Quando A Skill Não Entende O Que O Usuário Disse
Tenha certeza de mostrar aos usuários que a skill não entendeu algo que eles falaram, dizendo algo como “Desculpe, não entendi”.
Solicite novamente ao usuário a última pergunta que ele fez, em vez de usar uma resposta genérica.
Nesses casos, evite dizer ao usuário apenas que você não entendeu, pois isso vai incentivá-lo a repetir a frase anterior mais lentamente e/ou em um volume maior, em vez de reformular a solicitação.
Vamos ver alguns exemplos:
Faça assim:
Alexa: Qual tamanho você gostaria?
Usuário: Banana.
Alexa: Desculpe, não entendi. Qual o tamanho que você gostaria?
Usuário: Banana.
Alexa: Desculpe, não entendi. Temos Pequeno, Médio e Grande. Qual o tamanho que você gostaria?
Usuário: Pequeno.
E não:
Alexa: Qual tamanho você gostaria?
Usuário: Banana.
Alexa: Eu não te entendi, por favor, diga novamente.
Usuário: Banana.
Alexa: Eu não te entendi, por favor, diga novamente.
…
Também é importante reconhecer a solicitação de algo não suportado pela skill e fornecer opções que são. Por exemplo:
Faça assim:
Usuário: Alexa, gostaria de pedir uma pizza.
Alexa: Ok, qual é o tamanho?
Usuário: tamanho super.
Alexa: Desculpe, não temos um tamanho Super, nossos tamanhos são Pequeno, Médio ou Grande. Qual tamanho você gostaria?
Usuário: Grande.
E não:
Usuário: Alexa, gostaria de pedir uma pizza.
Alexa: Ok, qual é o tamanho?
Usuário: tamanho super.
Alexa: Qual é o tamanho?
Usuário: tamanho super.
Alexa: Qual é o tamanho?
…
Palavras finais
Enfim, certifique-se de incluir nas perguntas opções que os usuários possam responder claramente, para que saibam que precisam interagir com a skill sem precisar de nenhuma pista visual.
Lembre-se de preparar sua skill para solicitações que ela não atende, tratando os erros de maneira elegante e redirecionando o usuário para o que sua skill pode fazer.
Essas dicas tornarão sua skill fácil de usar e darão ao usuário uma experiência consistente.
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