Qualcomm – Gigantes da Tecnologia

Quando pensamos em uma empresa inovadora, independentemente do tipo, logo nos vem à cabeça a Qualcomm. Eles são responsáveis pela idealização da plataforma que possibilita a criação dessas aplicações, a Brew. Também são responsáveis pela Eudora, um cliente de e-mail. Uma gigante da tecnologia.

 

Mas, ultimamente, a empresa tem ganhado ainda mais popularidade. Atualmente, o seu principal é uma segunda marca. A Snapdragon é uma produtora de processadores. De maneira geral, o gigante do mercado tecnológico Qualcomm é uma empresa que produz chipsets para smartphones.

 

História da Qualcomm

 

Tudo começou de um encontro entre profissionais que pertenciam à área de comunicação e tecnologia na casa de um engenheiro elétrico famoso chamado Irwin Jacobs. Essa reunião mostrou para aqueles profissionais que o que eles tinham podia se tornar em algo inovador para a comunicação, tornando a vida das pessoas mais prática.

 

Essa reunião ocorreu no ano de 1985. E um mês depois desse encontro, após outras reuniões, esse grupo fundou a empresa Qualcomm.

Logo de início, a empresa não encontrou dificuldades muito marcantes para se estabelecer, até mesmo pela notabilidade que Jacobs tinha. Assinaram um contrato ainda no mesmo ano e já começaram a trabalhar com a tecnologia CDMA, algo que, até então, era usado apenas pelo exército dos Estados Unidos.

 

Foi em 1989 que a empresa optou por desenvolver a tecnologia para celulares. No fim daquele ano, a empresa conseguia demonstrar para diversos empresários do mundo inteiro a primeira chamada feita por celulares.

 

A empresa se diferenciava das outras empresas que instalavam tecnologias, os asiáticos optavam pelo TDMA e GSM. Mas, logo de início, a sua inovação não foi muito levada a sério. Surgiu o primeiro momento de desconfiança do mercado acerca das atividades da Qualcomm.

 

Primeiro, a empresa ganhou os asiáticos, depois os americanos. Com o passar do tempo, os seus chips estavam sendo usados por milhões de pessoas e acabaram distribuindo para outros fabricantes de celulares.

 

Outras inovações

 

Em 2003, a empresa era a única que produzia chips que podiam ser contatados no mundo inteiro, esse era seu diferencial. Fez com que as fabricantes tivessem a necessidade de pagar para ter o seu chip. Metade da população norte americana usava a sua tecnologia.

 

Também foi nesse ano que surgiu a plataforma de aplicativos Brew. Ali, as pessoas podiam criar jogos, vídeos e áudios.

 

Em 2007, a empresa criou a inovação que a identifica no mundo inteiro, a Qualcomm Snapdragon. Isso significou uma revolução gigantesca no mundo dos celulares e nas possibilidades oferecidas pelo aparelho.

 

Agora, as pessoas tinham uma velocidade muito maior para se comunicar, assistir vídeos, jogar, tirar fotos, todas essas coisas que podemos nos celulares de última geração. Não é à toa que a marca está em aparelhos de grandes marcas no mundo, como a Sony e Samsung.

 

A Qualcomm se transformou um gigante na área tecnológica. Em 2009, o número de pessoas que fazia uso de sua tecnologia era superior a 500 milhões de pessoas. E, atualmente, a empresa está em mais de 120 países.

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso!

 

E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:

Microsoft

Apple

HP

Google

IBM

Amazon

Intel

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!